Saberes da experiência em salas multisseriadas
Abstract
Este trabalho, desenvolvido na Linha de Pesquisa Formação Humana e
Desenvolvimento Profissional Docente/ POSEDUC - UERN, trata de um estudo
sobre os saberes da experiência de uma professora em um núcleo rural, no qual
objetivamos compreender e analisar, através das narrativas orais e de observações,
como acontece a prática pedagógica de uma professora que necessita mobilizar os
saberes da experiência para atuar em uma classe multisseriada. O estudo nos
conduziu ao trabalho com o método da História Oral na modalidade Temática, por
considerarmos o mais adequado para a construção das narrativas da professora e
da supervisora. Para dar suporte teórico ao estudo, estivemos ancorados em Meihy
(2000), Pollak (1992) e Albuquerque Junior (2006) buscamos ajuda para discutir
sobre memórias. Trouxemos também para a discussão autores que teorizam a
temática em estudo, como: Certeau (1998), Alves (2003), Tardif (2009) e dentre
outros. Permitimos perceber como ocorre o cotidiano de uma sala multisseriada em
uma escola pública municipal, na zona rural da cidade de Mossoró/RN. Atrelado a
isso, recorremos a documentos como legislações, decretos e regimentos. O
resultado da análise identificou nas narrativas da professora e a partir das
observações que os aspectos sobre saberes da experiência em uma sala de aula
multisseriada, vai além das práticas pedagógicas desenvolvidas, planejamentos,
projetos didáticos, festividades, avaliações e diversos outros aspectos. Os saberes
dos professores são um conjunto de saberes provenientes e adquiridos. Os saberes
estão presentes no cotidiano escolar, na qual a professora utiliza a teoria e a prática
para uma junção na construção do conhecimento na sua prática diária.