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dc.contributor.authorAndrade, Ana Paula Oliveira Vale de
dc.date.accessioned2023-09-19T13:03:34Z
dc.date.available2023-09-19T13:03:34Z
dc.date.issued2018-03-09
dc.identifier.citationANDRADE, Ana Paula Oliveira Vale de. Multiletramentos na Aula de Língua Portuguesa do Ensino Médio: um estudo sobre o livro didático da escola pública. 2018. 126 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, 2018.en_US
dc.identifier.urihttps://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/199
dc.description.abstractPerante as contínuas mudanças sociais, culturais e tecnológicas da sociedade atual e da emergência de múltiplas linguagens na escola, o livro didático de Língua Portuguesa (LDP) apresenta-se como um dos principais recursos didáticos do professor de Língua Portuguesa do ensino médio da rede pública brasileira. Assim, por mais que esse recurso seja avaliado por uma equipe de especialistas do Ministério da Educação, acreditamos que há lacunas na oferta de um ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa dos estudantes do nível médio de ensino que utilizam esse recurso com base na pedagogia dos multiletramentos, pois o material não apresenta propostas que se alinhem a essas mudanças. À vista disso, esta pesquisa apresentou a seguinte indagação: De que maneira o LD intitulado “Língua Portuguesa: linguagem e interação” apresenta/sugere o desenvolvimento dos multiletramentos através dos gêneros discursivos no ensino médio da escola pública? Partindo desse questionamento, neste estudo, de modo geral, investigaram-se as práticas de multiletramentos inscritas no livro didático: Língua Portuguesa: linguagem e interação, volume 2 (FARACO; MOURA; MARUXO JÚNIOR, 2014), do ensino médio de uma escola pública a partir da identificação de gêneros e de atividades que contemplem os gêneros como práticas de multiletramentos nos LDP. Este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa exploratória que apresenta, como método, a análise documental, e está pautado na abordagem mista (quali-quantitativa). Para realização da análise dos dados, fundamentou-se na pedagogia dos multiletramentos de Rojo (2012), com base na identificação de características de práticas multiletradas (interativa, híbrida, prática situada, instrução aberta, enquadramento crítico e prática transformadora) nas atividades de produção textual de cada capítulo do LDP (corpus) analisado. Os resultados demonstraram que, no LDP, as articulações entre o verbal e o não verbal são realizadas e discutidas apenas parcialmente. O desenvolvimento do gênero escrito predomina sobre o oral, o que deixou transparecer que o trabalho com a oralidade ainda é incipiente. Entendeu-se que os princípios didáticos da pedagogia dos multiletramentos também não foram contemplados nos capítulos do LD, tendo em vista que não houve uma articulação entre os gêneros (oral e escrito) e as novas mídias. Assim, pôde-se concluir que o livro, de modo geral, não apresentou uma proposta inovadora que trabalhasse com a abordagem da diversidade cultural, da diversidade de linguagens e mídias que circundam a sociedade contemporânea. Enfim, os capítulos do LDP não apresentaram propostas efetivas de multiletramentos, pois não abrangeram atividades de leitura crítica, análise e produção de textos multissemióticos com enfoque multicultural; ocasionando, com isso, fuga dos princípios didáticos que decorrem de uma abordagem dos multiletramentos. Diante dessa lacuna encontrada no LD analisado, sugeriu-se, como alternativa para futuras pesquisas, o desenvolvimento de práticas multiletradas a partir da elaboração e aplicação de uma sequência didática (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2011) para a 2a série do ensino médio, pautada no gênero documentário, envolvendo o texto oral, o texto escrito e as novas mídias.en_US
dc.language.isootheren_US
dc.subjectLíngua Portuguesaen_US
dc.subjectLivro Didáticoen_US
dc.subjectEnsino Médioen_US
dc.subjectMultiletramentosen_US
dc.subjectGêneros Discursivosen_US
dc.titleMultiletramentos na aula de Língua Portuguesa do Ensino Médio: um estudo sobre o livro didático da escola públicaen_US
dc.typeThesisen_US


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