dc.description.abstract | Os padrões sociais de beleza podem exercer influência na formação da autoimagem de
adolescentes, considerando que esses indivíduos estão em processo de mudanças corporais e
comportamentais intrínsecas dessa faixa etária. Esses fatores os tornam vulneráveis aos
preceitos ditados pela sociedade, levando-os muitas vezes a imergirem em um conjunto de
hábitos que podem ser danosos ao seu bem-estar. No intuito de ajudá-los na construção de um
pensamento crítico a respeito de questões que interferem na sua saúde e na sua identidade,
este trabalho teve como objetivo levar à sala de aula a discussão de um conteúdo transversal e
contemporâneo que tem influenciado de forma significativa, e muitas vezes de forma
negativa, o comportamento desses sujeitos. Nesse sentido, foi realizada uma intervenção em
uma turma de ensino médio em uma escola pública da cidade de Governador Dix-Sept
Rosado/RN, iniciando-se com a aplicação de um questionário a fim de identificar quais os
principais desafios que os adolescentes enfrentam em relação à aceitação da autoimagem e
como os recursos midiáticos estão influenciando as suas concepções e seus hábitos. Em
seguida, os temas foram trabalhados nas aulas de Biologia através de palestras, discussões e
atividades interativas. Posteriormente, aplicou-se um segundo questionário com o mesmo
grupo de alunos, contendo questões semelhantes às do primeiro, no intuito de verificar se as
abordagens realizadas em sala de aula geraram os esclarecimentos esperados. A partir dessas
ações, foram colhidas sugestões dos alunos sobre conteúdos relacionados ao tema trabalhado,
os quais eles considerassem pertinentes para a produção de uma cartilha informativa. Os
resultados constataram a ocorrência do poder da mídia na padronização das concepções dos
estudantes no tocante à sua autoimagem e à sua autoestima. No entanto, houve algumas
mudanças positivas nas respostas contidas no segundo questionário, quando comparadas às do
primeiro, sugerindo que envolver adolescentes com informações e reflexões sobre temáticas
relacionadas ao seu bem estar pode se configurar em um recurso metodológico com papel
significativo na adequada promoção do desenvolvimento desses sujeitos. Dessa forma,
conclui-se que o ambiente escolar necessita propiciar a inclusão de temas transversais no seu
currículo não somente de forma pontual, mas num trabalho contínuo, permitindo gerar
oportunidades em que os alunos possam reconhecer as suas singularidades e ocupar seus
lugares e funções na sociedade. | en_US |