Imunologia integrada à saúde ambiental: estratégias metodológicas para o ensino de arboviroses
dc.contributor.author | Araújo, Maria Yslânia de | |
dc.date.accessioned | 2023-09-11T14:17:29Z | |
dc.date.available | 2023-09-11T14:17:29Z | |
dc.date.issued | 2019-07-26 | |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Maria Yslânia de. Imunologia Integrada à Saúde Ambiental: estratégias metodológicas para o ensino de arboviroses. 2019. 70 f. Dissertação (Mestrado em Biologia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, 2019. | en_US |
dc.identifier.uri | https://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/189 | |
dc.description.abstract | O ensino de Biologia no Ensino Médio ainda está centrado nos moldes tradicionais, com caráter conteudista, com foco na memorização de conceitos. Esta pesquisa propõe reflexões sobre a utilização de novas metodologias, com o objetivo de desenvolver e testar estratégias metodológicas para trabalhar os conteúdos de imunologia no ensino médio, com ênfase em saúde ambiental e incidência de Arboviroses. A pesquisa foi realizada na Escola Normal Estadual José de Paiva Gadelha, no município de Sousa-Paraíba, com alunos da 3a série do Ensino Médio. Foi aplicado um questionário aberto, para levantamento de dados sobre a concepção dos alunos acerca da Imunologia, sua relação com a saúde ambiental e arboviroses. Diferentes metodologias foram integradas às aulas: construção de um folder informativo, produção de uma história em quadrinhos, aula de campo, construção e aplicação de um jogo virtual. Os resultados da pesquisa mostraram que a utilização de metodologias variadas, apresentam-se como alternativas facilitadoras da aprendizagem. | en_US |
dc.language.iso | other | en_US |
dc.subject | Ensino de Biologia | en_US |
dc.subject | Imunologia | en_US |
dc.subject | Jogos Didáticos | en_US |
dc.subject | Saúde Ambiental | en_US |
dc.title | Imunologia integrada à saúde ambiental: estratégias metodológicas para o ensino de arboviroses | en_US |
dc.type | Thesis | en_US |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
-
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (PROFBIO)
Trabalhos do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia- Mestrado Profissional (PROFBIO)