Jogos didáticos como recurso alternativo para o ensino do bioma caatinga
Abstract
O bioma caatinga é um ecossistema exclusivamente brasileiro e apresenta uma das
maiores biodiversidades do país, no entanto a falta de conhecimento aprofundado, de
estudos e materiais bibliográficos sobre sua fauna e flora faz com que o mesmo venha
sofrendo constantes ameaças inclusive em áreas protegidas por lei. A abordagem deste
tema pelas escolas encontra alguns obstáculos, uma vez que o seu principal recurso é o
livro didático e os mesmos trazem poucas informações sobre o tema, limitando-se em
alguns casos a um pequeno texto falando sobre as características gerais da flora e
nenhuma menção a sua fauna. O presente trabalho objetivou fazer uma análise dos
livros didáticos aprovados pelo PNLD 2018, sobre a abordagem do bioma caatinga e a
construção de um software educacional e um jogo de tabuleiro com informações
complementares as que são abordadas pelo livro didático. A análise dos livros mostrou
que o conteúdo mais negligenciado foi a fauna, sendo que em alguns livros não foi
sequer citado. Partindo desta informação a temática escolhida para os jogos foi a fauna
da caatinga. Assim foi criado o aplicativo, salve a ararinha azul, utilizando a
tecnologia ENGINE UNTY e um jogo de tabuleiro na forma de trilha, de nome
homônimo. Os jogos visam auxiliar o processo ensino/aprendizagem por trazerem
informações complementares as que são abordadas pelo livro didático, permitindo que
os professores abordem estes temas de forma lúdica e interativa.