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dc.contributor.authorSilva, Maria Juliana de Macêdo
dc.date.accessioned2023-09-06T13:43:35Z
dc.date.available2023-09-06T13:43:35Z
dc.date.issued2019
dc.identifier.citationSILVA, Maria Juliana de Macêdo. Letramento Literário de Alunos e Alunas de Pedagogia: entre os instrumentos e a formação. 2019. 175 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, 2019.en_US
dc.identifier.urihttps://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/183
dc.description.abstractOs baixos índices de compreensão leitora apresentados pelos estudantes brasileiros a partir de pesquisas e avaliações como o Programme for International Student Assessment (PISA), Re- tratos da Leitura no Brasil e Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) leva a refletir sobre o processo de formação leitora dos estudantes, futuros professores e professoras da Edu- cação Básica, uma vez que são esses os profissionais responsáveis por promover a formação leitora dos estudantes que são submetidos aos processos avaliativos já mencionados. Sendo assim, o objetivo geral deste estudo é analisar o nível de compreensão leitora de narrativas ficcionais dos alunos e alunas do curso de Pedagogia, tendo como objetivos específicos: iden- tificar as características da narrativa ficcional e sua relação com a formação leitora, construir um instrumento para diagnóstico da compreensão leitora de narrativas ficcionais e identificar o nível de compreensão leitora de narrativas ficcionais dos alunos e alunas de um curso de Peda- gogia. Nesse sentido, para responder aos objetivos, o presente trabalho parte de uma pesquisa de métodos mistos, combinando abordagem qualitativa e quantitativa, orienta-se pela seguinte questão: como se encontra o nível de compreensão leitora literária dos alunos e alunas do curso de Pedagogia? Para isso, construiu-se um instrumento de diagnóstico da Compreensão Leitora de Narrativas Ficcionais – COMPLEIN que, por meio de 5 passos, estabelece o nível de com- preensão leitora dos sujeitos pesquisados. Foi adotado um referencial teórico ancorado em au- tores como: Azevedo (2002, 2007); Colomer (2007); Pontes (2012); Pontes e Azevedo (2013) para discutir sobre formação leitora; Bettelheim (2012); Eco (1986, 1994, 2003); Lajolo (1994); Zilberman (2003), para debater sobre leitura literária; Cosson (2009), para letramento literário; Freire (2001, 2009, 2011), para argumentar sobre formação de professores; Gil (2016); Marconi e Lakatos (2003); Richardson (2017), para estruturar o percurso metodológico. Os resultados mostram números inferiores ao estudo piloto realizado, respectivamente 231,71/500 e 312,94/500, o que indica uma baixa compreensão leitora literária dos alunos pesquisados.en_US
dc.language.isootheren_US
dc.subjectLeituraen_US
dc.subjectLiteraturaen_US
dc.subjectLetramento Literárioen_US
dc.subjectFormação Docenteen_US
dc.titleLetramento literário de alunos e alunas de Pedagogia: entre os instrumentos e a formaçãoen_US
dc.typeThesisen_US


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