Letramento literário de alunos e alunas de Pedagogia: entre os instrumentos e a formação
Abstract
Os baixos índices de compreensão leitora apresentados pelos estudantes brasileiros a partir de
pesquisas e avaliações como o Programme for International Student Assessment (PISA), Re-
tratos da Leitura no Brasil e Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) leva a refletir
sobre o processo de formação leitora dos estudantes, futuros professores e professoras da Edu-
cação Básica, uma vez que são esses os profissionais responsáveis por promover a formação
leitora dos estudantes que são submetidos aos processos avaliativos já mencionados. Sendo
assim, o objetivo geral deste estudo é analisar o nível de compreensão leitora de narrativas
ficcionais dos alunos e alunas do curso de Pedagogia, tendo como objetivos específicos: iden-
tificar as características da narrativa ficcional e sua relação com a formação leitora, construir
um instrumento para diagnóstico da compreensão leitora de narrativas ficcionais e identificar o
nível de compreensão leitora de narrativas ficcionais dos alunos e alunas de um curso de Peda-
gogia. Nesse sentido, para responder aos objetivos, o presente trabalho parte de uma pesquisa
de métodos mistos, combinando abordagem qualitativa e quantitativa, orienta-se pela seguinte
questão: como se encontra o nível de compreensão leitora literária dos alunos e alunas do curso
de Pedagogia? Para isso, construiu-se um instrumento de diagnóstico da Compreensão Leitora
de Narrativas Ficcionais – COMPLEIN que, por meio de 5 passos, estabelece o nível de com-
preensão leitora dos sujeitos pesquisados. Foi adotado um referencial teórico ancorado em au-
tores como: Azevedo (2002, 2007); Colomer (2007); Pontes (2012); Pontes e Azevedo (2013)
para discutir sobre formação leitora; Bettelheim (2012); Eco (1986, 1994, 2003); Lajolo (1994);
Zilberman (2003), para debater sobre leitura literária; Cosson (2009), para letramento literário;
Freire (2001, 2009, 2011), para argumentar sobre formação de professores; Gil (2016); Marconi
e Lakatos (2003); Richardson (2017), para estruturar o percurso metodológico. Os resultados
mostram números inferiores ao estudo piloto realizado, respectivamente 231,71/500 e
312,94/500, o que indica uma baixa compreensão leitora literária dos alunos pesquisados.