Show simple item record

dc.contributor.authorSantos, Keyvilane Fernandes dos
dc.date.accessioned2023-09-06T13:19:23Z
dc.date.available2023-09-06T13:19:23Z
dc.date.issued2019-09-17
dc.identifier.citationSANTOS, Keyvilane Fernandes dos. Feiras de Ciências no Ensino Médio: atuação dos professores no contexto da prática. 2019. 123 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, 2019.en_US
dc.identifier.urihttps://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/180
dc.description.abstractEm nosso trabalho analisamos como os docentes atuam a política de Iniciação científica de alunos do ensino médio voltada para as Feiras de Ciências. Discutimos as significações das Feiras de Ciências a partir do olhar dos professores, buscando perceber como a política educacional proposta pelos agentes locais é atuada (enactement) em duas escolas da rede pública estadual de ensino médio, situadas no município de Mossoró, Estado do Rio Grande do Norte. Utilizamos como referencial teórico-metodológico a abordagem do ciclo de políticas de Ball e Bowe (1992) e a teoria da atuação de Ball (2016), nos possibilitando entrelaçar diversas possibilidades performáticas presentes nas Feiras de Ciências, dadas as disputas, resistências, acomodações e criações docentes no contexto da prática. Para a realização do estudo, realizamos pesquisa qualitativa, cujos instrumentos foram a revisão de literatura, análise documental e entrevista semiestruturada. Concluímos, ainda que de maneira contingente e provisória, que a atuação docente nas Feiras de Ciências é “multiperformática”, comportando fabricações, adaptações, resistências, abstenções e criações da política relacionadas aos contextos situados das escolas, defesa das demandas disciplinares e interesses profissionais de cada professor.en_US
dc.language.isootheren_US
dc.subjectFeiras de Ciências no Ensino Médioen_US
dc.subjectPolítica de Iniciação Científicaen_US
dc.subjectPerformatividadeen_US
dc.subjectContexto da Práticaen_US
dc.subjectAtuação dos Professoresen_US
dc.titleFeiras de ciências no Ensino Médio: atuação dos professores no contexto da práticaen_US
dc.typeThesisen_US


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record