Feiras de ciências no Ensino Médio: atuação dos professores no contexto da prática
Abstract
Em nosso trabalho analisamos como os docentes atuam a política de Iniciação
científica de alunos do ensino médio voltada para as Feiras de Ciências. Discutimos
as significações das Feiras de Ciências a partir do olhar dos professores, buscando
perceber como a política educacional proposta pelos agentes locais é atuada
(enactement) em duas escolas da rede pública estadual de ensino médio, situadas no
município de Mossoró, Estado do Rio Grande do Norte. Utilizamos como referencial
teórico-metodológico a abordagem do ciclo de políticas de Ball e Bowe (1992) e a
teoria da atuação de Ball (2016), nos possibilitando entrelaçar diversas possibilidades
performáticas presentes nas Feiras de Ciências, dadas as disputas, resistências,
acomodações e criações docentes no contexto da prática. Para a realização do
estudo, realizamos pesquisa qualitativa, cujos instrumentos foram a revisão de
literatura, análise documental e entrevista semiestruturada. Concluímos, ainda que de
maneira contingente e provisória, que a atuação docente nas Feiras de Ciências é
“multiperformática”, comportando fabricações, adaptações, resistências, abstenções
e criações da política relacionadas aos contextos situados das escolas, defesa das
demandas disciplinares e interesses profissionais de cada professor.