Mostrar registro simples

dc.contributor.authorGomes, José Anderson Costa
dc.date.accessioned2023-09-06T13:03:46Z
dc.date.available2023-09-06T13:03:46Z
dc.date.issued2019
dc.identifier.citationGOMES, José Anderson Costa. Jogos Digitais no Ensino de História: uma análise do jogo tríade - igualdade, liberdade e fraternidade. 2019. 146 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, 2019.en_US
dc.identifier.urihttps://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/179
dc.description.abstractOs jogos digitais, em especial os educativos, são assinalados como uma ferramenta viável para a utilização no ambiente escolar, visto que insere os discentes em um momento lúdico de aprendizagem, possibilitando o desenvolvimento de diversas habilidades. Todavia, há vezes que não é possível para o docente a obtenção de jogos que adequem-se à finalidade escolar, tanto no que diz respeito ao público quanto aos recursos disponíveis, inviabilizando o uso desses recursos no contexto escolar. Baseado nesse contexto, objetivamos analisar quais as contribuições do jogo Tríade - Igualdade, Liberdade e Fraternidade para o ensino de História. A abordagem da pesquisa é qualitativa, de naturezas exploratória e explicativa. A investigação ocorreu de forma participativa, tanto pelo pesquisador como pelos partícipes da pesquisa, o que proporcionou uma compreensão mais ampla não apenas quanto ao uso dos jogos digitais no ensino, mas também as limitações e os percalços para o uso. A pesquisa, iniciou com a realização de uma análise acerca do que é considerado jogo e quais as contribuições dessa ferramenta para o processo de ensino. Para isso, nos amparamos em Arruda (2011), Petry (2016) e Alves (2015) cujas leituras percebemos o jogo Tríade - Igualdade, Liberdade e Fraternidade dentro dos padrões relatados pelos autores. Posterior à fase de análise e a escolha do jogo, iniciamos a etapa de revisão de documentos disponibilizados pelos seus idealizadores para entender o desenrolar do fato histórico usado como cenário para a trama do jogo e, na sequência, realizar sua aplicação e os efeitos do uso dessa ferramenta no que toca à aprendizagem. Os resultados, cooperam para as futuras pesquisas, tanto no que diz respeito ao fator teórico quanto prático, na definição de jogos digitais educativos e suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem. Consideramos que o jogo utilizado nesta pesquisa é uma possibilidade viável a ser empregada no ambiente escolar, visto que foi desenvolvido com fim educativo e cujo cenário é composto por evento histórico, no qual o aluno poderá imergir ao jogá-lo. Esta pesquisa visou proporcionar a professores e alunos a possibilidade de aprender brincando/jogando, a colaborar de forma eficaz nos resultados dos alunos/jogadores, resultando em uma aprendizagem significativa, a reforçar os conceitos já abordados nas aulas expositivas, assim como estimular o aluno/jogador a buscar novos conhecimentos acerca do tema abordado no jogo, conhecimento este que poderão ser aproveitados por aqueles em situações fora do jogo.en_US
dc.language.isootheren_US
dc.subjectJogos Digitais Educativosen_US
dc.subjectEnsino de Históriaen_US
dc.subjectGamificationen_US
dc.titleJogos digitais no ensino de história: uma análise do jogo tríade - igualdade, liberdade e fraternidadeen_US
dc.typeThesisen_US


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples