dc.description.abstract | Este estudo teve o objetivo de investigar a percepção de alunos do ensino médio sobre
a satisfação de suas necessidades psicológicas básicas na aprendizagem musical mediada por
tecnologias digitais. (REEVE, 2006; RYAN; DECI, 2017; DECI; RYAN, 2000; DECI, 1998).
Segundo a Teoria da Autodeterminação, a motivação é influenciada por fatores intrapessoais e
interpessoais, ou seja, os fatores internos e externos que influenciam a motivação. Segundo
Ryan e Deci (2017, 2000a), ambientes nos quais os sujeitos tenham liberdade nas suas escolhas
(apoio à autonomia) e as atividades estejam de acordo com as suas habilidades (percepção de
competência), proporcionam um vínculo social (sentimento de pertencimento). Para
alcançarmos os nossos objetivos, utilizamos o método da pesquisa-ação integral, na perspectiva
de André Morin (2004). Os dados foram coletados por meio de questionário online, observação
participante, entrevista – através do grupo focal – interações online e observações das
filmagens. Os resultados indicaram que a motivação dos alunos nas aulas de artes/música não
estava intrinsecamente motivada, mas sim, extrinsecamente, nos seus níveis mais
autodeterminados. Dessa forma, a motivação foi considerada enigmática e multifacetada. A
motivação apresentada pelos alunos dependeu bastante do estilo motivacional do professor, do
ambiente social e das relações interpessoais. Os aplicativos, sites e jogos propostos neste estudo,
puderam promover as necessidades psicológicas básicas dos alunos, como também possibilitou
uma opção viável para o ensino de música no ensino médio. | en_US |