• English
    • português (Brasil)
  • English 
    • English
    • português (Brasil)
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • CAMPUS MOSSORÓ
  • Mestrado
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO)
  • View Item
  •   DSpace Home
  • CAMPUS MOSSORÓ
  • Mestrado
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO)
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Autodeterminação na aprendizagem musical mediada por tecnologias digitais no Ensino Médio: uma pesquisa-ação em uma escola estadual de Mossoró/RN

Thumbnail
View/Open
Dissertação de Mestrado (3.884Mb)
Date
2019-03-12
Author
Silva, Gibson Alves Marinho da
Metadata
Show full item record
Abstract
Este estudo teve o objetivo de investigar a percepção de alunos do ensino médio sobre a satisfação de suas necessidades psicológicas básicas na aprendizagem musical mediada por tecnologias digitais. (REEVE, 2006; RYAN; DECI, 2017; DECI; RYAN, 2000; DECI, 1998). Segundo a Teoria da Autodeterminação, a motivação é influenciada por fatores intrapessoais e interpessoais, ou seja, os fatores internos e externos que influenciam a motivação. Segundo Ryan e Deci (2017, 2000a), ambientes nos quais os sujeitos tenham liberdade nas suas escolhas (apoio à autonomia) e as atividades estejam de acordo com as suas habilidades (percepção de competência), proporcionam um vínculo social (sentimento de pertencimento). Para alcançarmos os nossos objetivos, utilizamos o método da pesquisa-ação integral, na perspectiva de André Morin (2004). Os dados foram coletados por meio de questionário online, observação participante, entrevista – através do grupo focal – interações online e observações das filmagens. Os resultados indicaram que a motivação dos alunos nas aulas de artes/música não estava intrinsecamente motivada, mas sim, extrinsecamente, nos seus níveis mais autodeterminados. Dessa forma, a motivação foi considerada enigmática e multifacetada. A motivação apresentada pelos alunos dependeu bastante do estilo motivacional do professor, do ambiente social e das relações interpessoais. Os aplicativos, sites e jogos propostos neste estudo, puderam promover as necessidades psicológicas básicas dos alunos, como também possibilitou uma opção viável para o ensino de música no ensino médio.
URI
https://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/178
Collections
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO)

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV