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dc.contributor.authorMorais, Ana Meyre de
dc.date.accessioned2023-09-05T10:59:31Z
dc.date.available2023-09-05T10:59:31Z
dc.date.issued2019-09-25
dc.identifier.citationMORAIS, Ana Meyre de. Imagens da violência e a violência das imagens. As narrativas imagéticas de violências nos livros didáticos de história do ensino médio. 2019. 135 f. Dissertação (POSENSINO) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, 2019.en_US
dc.identifier.urihttps://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/171
dc.description.abstractEm diferentes períodos da História, a violência deixou-se ser traduzida por práticas, intimidações, silenciamentos, reclusões, empreendidas por diversos povos, ora de forma sutil, ora de forma explícita. Atualmente, muitas formas de violência ganham destaques sensacionalistas nos diferentes espaços midiáticos, gerando por vezes a banalização daquilo que deveria ser refletido, analisado e questionado também nas salas de aula. Observam-se que as imagens da violência estão disseminadas em diferentes lugares e meios. Os livros didáticos de História não são a exceção, ainda que neles a violência seja pensada apenas como consequência de fatos e atos dos personagens, dos heróis, dos inimigos, dos estrangeiros, do outro. Os livros didáticos não se prestam apenas a divulgar, mas fazer com que a reflexão seja consequência dos conteúdos ministrados. O ambiente escolar não se torna somente lugar de produção de conhecimento, mas um espaço em que se pode abordar sobre diferentes temas tão delicados. A proposta desta pesquisa pautou-se, portanto, em analisar as imagens de cunho violento presentes nos livros didáticos de História do Ensino Médio, para observar como este tema pode auxiliar os alunos a se tornarem críticos, reflexivos e atuantes durante sua formação. Para tanto, a metodologia contou com uma catalogação de imagens que podem ser traduzidas como violentas, presentes na Coleção História Passado e Presente do Ensino Médio. Em segundo momento, a análise das imagens foram referência documental historiográfica que muito influencia na qualidade do ensino. Sobre as imagens, procurou-se traçar uma crítica documental à luz das Histórias das Imagens. Para tanto, teoricamente, esta investigação se ancorou em: Santaella (2012), Bittencourt (2004, 2009), Müller (1995), Arendt (1970), Pinsky (1994), Cassiano (2013), Odalia (2012), Bardin (2011), Gil (2008). O resultado demonstrou que as imagens de teor violento oferecem meios para potencializar não apenas o Ensino de História, mas também a forma como os discentes leem e percebem os registros iconográficos.en_US
dc.language.isootheren_US
dc.subjectImagens da violênciaen_US
dc.subjectLivro didático de Históriaen_US
dc.subjectEnsino de Históriaen_US
dc.titleImagens da violência e a violência das imagens. As narrativas imagéticas de violências nos livros didáticos de história do ensino médio.en_US
dc.typeThesisen_US


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