As relações étnico-raciais e o ensino da cultura africana e afro-brasileira: percepções de docentes de escolas públicas de Mossoró-RN
Abstract
Tomando-se por base a social democracia brasileira formalmente alicerçada na
igualdade de condições de cidadania aos diferentes grupos étnico-raciais e, na
contracorrente, as práticas sociodiscursivas cotidianas de inferiorização da população
negra, este estudo se propôs a analisar a implementação do Ensino de História e
Cultura Afro-brasileira e Africana para a educação das relações étnico-raciais
positivas na Escola Pública. A partir da análise dos preceitos da Lei no 10.639/2003,
deu-se a discussão acerca da questão racial e do protagonismo social do negro na
sociedade brasileira, cujo referencial teórico teve esteio em Amado e Figueiredo
(1999), Chiavenato (2004, 2012), Moura (1994, 2013), Gomes (2005, 2006, 2012),
Munanga (2004, 2005, 2012), Paiva (1982), Serrano e Waldman (2008). Trata-se de
uma pesquisa com abordagem de natureza qualitativa, de cunho descritivo, explicativo
e com base em análise documental que suscita análises críticas para a compreensão
do objeto em estudo. Na persecução do objetivo proposto, deu-se a coleta de dados
com a realização de entrevistas semiestruturadas junto a 9 professores de disciplinas
de Ciências Humanas, em duas escolas de Ensino Médio da rede estadual de
Mossoró-RN. Sujeitas as informações coletadas a uma análise de dados, obteve-se
um quadro de dificuldades da escola pública para a implementação da Lei
10.639/2003 — uma realidade preocupante que contrasta com a percepção de
professores sobre a necessidade de uma reeducação das relações étnico-raciais para
o combate à discriminação racial e, de fato, possa se concretizar a igualdade racial.