Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPaixão, Ezequiel Adney Lima da
dc.date.accessioned2023-09-01T14:59:43Z
dc.date.available2023-09-01T14:59:43Z
dc.date.issued2020-05-22
dc.identifier.citationPAIXÃO, Ezequiel Adney Lima da. Ensino-aprendizagem de escrita de sinais pelo sistema signwriting para surdos: um relato de experiência. 21f. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, Universidade Federal Rural do Semiárido, Mossoró, 2020en_US
dc.identifier.urihttps://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/165
dc.description.abstractA temática escolhida estudo "ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESCRITA DE SINAIS PELO SISTEMA SIGNWRITING PARA SURDOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" visa apresentar a perspectiva da educação de alunos surdos na atualidade. Fazendo parte dos estudos do Mestrado Acadêmico em Ensino e aborda o ensino de LIBRAS e a modalidade escrita por meio do SignWriting, no processo de ensino e aprendizagem de alunos surdos de uma escola pública de educação básica do município de João Pessoa (PB). Objetiva-se, por meio deste estudo, relatar o trabalho desenvolvido para ensinar o sistema SignWriting (SW), buscando-se discutir também sobre a aplicabilidade desse sistema no processo ensino e aprendizagem de escrita dos alunos surdos, o estudo durante o Atendimento Educacional Especializado (AEE) dessa escola, o que acontece numa sala multifuncional, em horário contrário ao horário destinado à sala de aula regular. O SW é um sistema de escrita capaz de registrar no papel qualquer língua de sinais convencional, sendo um recurso didático utilizado por algumas instituições educacionais que adotam uma abordagem de ensino bilíngue para surdos, pois pode propiciar imersão na leitura e escrita visual, favorecer o fortalecimento da língua de sinais e da cultura surda, valorizando-a como língua natural das pessoas surdas. Fundamenta-se este relato de experiência em diversos autores entre os quais pode-se destacar, os estudos de Dallan (2009; 2013), Barreto e Barreto (2015), Capovilla et al. (2006; 2013), Lodi, Mélo e Fernandes (2015), Gesser (2012), Strobel (2009). A proposta da pesquisa é discutir de forma critico reflexiva as experiências vivenciadas no processo de ensino aprendizagem dentre todos os envolvidos nesta ação, para jovens surdos numa escola municipal de João Pessoa (PB). Para tanto, analisaram-se entrevistas com estratégias bilíngues, sendo produzidos questionamentos as quais os surdos tiveram acesso em português e Libras, gravações de vídeos em Libras, instrumentos de registro como fotografias e filmagens, as entrevistas foram realizadas com treze alunos surdos que frequentam esse espaço de ensino. Realizou-se uma análise documental dos planejamentos didáticos do professor e dos materiais didáticos utilizados pelos alunos. A análise dos dados da pesquisa aponta para uma considerável evolução na aprendizagem dos alunos surdos nos níveis básico, intermediário e avançado, propiciada pelas interações e mediações dos colegas e do professor. A pesquisa ainda abre possibilidades para que novos estudos possam ser realizados, aprofundando as análises e trazendo contribuições para a educação do ensino desenvolvido no AEE para os surdos.en_US
dc.language.isootheren_US
dc.subjectEducação de surdos - ensino-aprendizagem de librasen_US
dc.subjectEscrita de sinaisen_US
dc.subjectSistema SignWritingen_US
dc.titleEnsino-aprendizagem de escrita de sinais pelo sistema signwriting para surdos: um relato de experiênciaen_US
dc.typeThesisen_US


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples