dc.identifier.citation | PAIXÃO, Ezequiel Adney Lima da. Ensino-aprendizagem de escrita de sinais pelo sistema signwriting para surdos: um relato de experiência. 21f. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, Universidade Federal Rural do Semiárido, Mossoró, 2020 | en_US |
dc.description.abstract | A temática escolhida estudo "ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESCRITA DE SINAIS PELO
SISTEMA SIGNWRITING PARA SURDOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" visa
apresentar a perspectiva da educação de alunos surdos na atualidade. Fazendo parte dos estudos
do Mestrado Acadêmico em Ensino e aborda o ensino de LIBRAS e a modalidade escrita por
meio do SignWriting, no processo de ensino e aprendizagem de alunos surdos de uma escola
pública de educação básica do município de João Pessoa (PB). Objetiva-se, por meio deste
estudo, relatar o trabalho desenvolvido para ensinar o sistema SignWriting (SW), buscando-se
discutir também sobre a aplicabilidade desse sistema no processo ensino e aprendizagem de
escrita dos alunos surdos, o estudo durante o Atendimento Educacional Especializado (AEE)
dessa escola, o que acontece numa sala multifuncional, em horário contrário ao horário
destinado à sala de aula regular. O SW é um sistema de escrita capaz de registrar no papel
qualquer língua de sinais convencional, sendo um recurso didático utilizado por algumas
instituições educacionais que adotam uma abordagem de ensino bilíngue para surdos, pois pode
propiciar imersão na leitura e escrita visual, favorecer o fortalecimento da língua de sinais e da
cultura surda, valorizando-a como língua natural das pessoas surdas. Fundamenta-se este relato
de experiência em diversos autores entre os quais pode-se destacar, os estudos de Dallan (2009;
2013), Barreto e Barreto (2015), Capovilla et al. (2006; 2013), Lodi, Mélo e Fernandes (2015),
Gesser (2012), Strobel (2009). A proposta da pesquisa é discutir de forma critico reflexiva as
experiências vivenciadas no processo de ensino aprendizagem dentre todos os envolvidos nesta
ação, para jovens surdos numa escola municipal de João Pessoa (PB). Para tanto, analisaram-se
entrevistas com estratégias bilíngues, sendo produzidos questionamentos as quais os surdos
tiveram acesso em português e Libras, gravações de vídeos em Libras, instrumentos de registro
como fotografias e filmagens, as entrevistas foram realizadas com treze alunos surdos que
frequentam esse espaço de ensino. Realizou-se uma análise documental dos planejamentos
didáticos do professor e dos materiais didáticos utilizados pelos alunos. A análise dos dados da
pesquisa aponta para uma considerável evolução na aprendizagem dos alunos surdos nos níveis
básico, intermediário e avançado, propiciada pelas interações e mediações dos colegas e do
professor. A pesquisa ainda abre possibilidades para que novos estudos possam ser realizados,
aprofundando as análises e trazendo contribuições para a educação do ensino desenvolvido no
AEE para os surdos. | en_US |