Multiletramentos no ensino de língua inglesa: uma intervenção pedagógica na escola pública de ensino médio
Visualizar/ Abrir
Data
2020-08-28Autor
Mendes, Eliziane de Sousa Sampaio
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O ensino da Língua Inglesa tem passado por modificações significativas a fim de suprir as
necessidades que surgem com o avanço das tecnologias e da globalização nos últimos anos.
Nesta pesquisa, objetivando abordar o ensino da Língua Estrangeira Moderna, apresentamos
uma proposta de intervenção pedagógica fundamentada na teoria dos multiletramentos - que
incorporam ao seu conceito tanto a multimodalidade como a multiculturalidade, presentes
nas mais diversas formas de interações sociais - e da aprendizagem por design (THE NEW
LONDON GROUP, 1996; COPE; KALANTZIS, 2009). A proposta de ensino está
estruturada de acordo com os processos de conhecimentos da aprendizagem por design,
contemplando a resolução de quatro atividades realizadas pelo aplicativo WhatsApp, que
atuou tanto como suporte para a postagem das respostas, quanto meio de interação dos
participantes. A proposta foi elaborada em consonância com as habilidades e competências
regulamentadas na Base Nacional Comum Curricular e direcionada a alunos da primeira série
do Ensino Médio, com baixo desempenho nos primeiros bimestres do ano letivo de 2019, na
disciplina de Língua Inglesa. A avaliação da intervenção se estabelece por meio da análise
das interações realizadas no WhatsApp, da resolução das atividades e de questionário de
avaliação da intervenção, realizado com os alunos ao final da intervenção. Diante das
exigências do mundo moderno quanto às práticas dos multiletramentos, acreditamos que a
presente pesquisa possa contribuir para um ensino de Língua Inglesa que atenda às
necessidades sociais de comunicação e que capacite os alunos a utilizarem os recursos
midiáticos em função da aprendizagem crítica e consciente.