dc.identifier.citation | LIMA, Ana Paula Marinho de. A reforma da educação profissional dos anos 1990 e sua aplicação no currículo do centro federal de educação tecnológica do Rio Grande do Norte.103 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, Universidade Federal Rural do Semiárido, Mossoró, 2020 | en_US |
dc.description.abstract | Nesta dissertação, discutimos acerca dos impactos da Reforma da Educação Profissional na
década de 1990, no Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte
(CEFET/RN). Buscamos responder o seguinte questionamento: como a Reforma da Educação
Profissional dos anos 1990 foi aplicada no currículo do CEFET/RN? Portanto, o objetivo geral
foi analisar as implicações da Reforma da Educação Profissional, da década de 1990, na
proposta curricular do CEFET-RN. Como percurso metodológico, utilizamos a pesquisa
bibliográfica e documental. Na pesquisa bibliográfica, consultamos autores como: Frigotto
(2006), Frigotto e Ciavatta (2003, 2012), Oliveira (2003), Saviani (2011), Ramos (2007),
Bresser-Pereira (1997, 1996), Cunha (2005), Shiroma, Moraes e Evangelista (2011), Harvey
(2008), Mèszáros (2008), Harvey (2008). Na pesquisa documental, realizamos o exame da
legislação criada pelo Ministério da Educação durante o período de Reforma da Educação
Profissional, a saber: o Decreto n° 2.208/1997, a Portaria n° 646/1997, a Portaria n° 1005/1997,
o Parecer CNE/CEB no 16/1999, a Resolução CNE/CEB n° 04/1999. Também analisamos
documentos elaborados pelo CEFET-RN: a Proposta Curricular da Escola Técnica Federal do
Rio Grande Norte/ETFRN (1995) e o Projeto de Reestruturação Curricular do Centro Federal
de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte /CEFET/RN – volumes I e II (1999). A
pesquisa classifica-se como qualitativa e teve como critério de análise o contexto cultural, social
e político em que os documentos foram elaborados, assim como, a fundamentação teórica
utilizada. Os resultados nos mostraram que antes da Reforma, o CEFET/RN já disponha de uma
Proposta Curricular em ação, a qual contemplava em sua matriz curricular a articulação entre
as disciplinas gerais e as técnicas. A formação para os sujeitos tinha como base a concepção
histórico-crítica e omnilateralidade. Com a implementação da Reforma, a instituição teve que
adequar o currículo às determinações do Decreto n° 2.208/1997 e do Programa de Expansão da
Educação Profissional/PROEP. Dessa forma, o CEFET/RN passou a ofertar cursos modulares
e flexíveis, e quanto à concepção pedagógica, essa privilegiou a pedagogia das competências. | en_US |