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dc.contributor.authorLima, Ana Paula Marinho de
dc.date.accessioned2023-09-01T11:44:59Z
dc.date.available2023-09-01T11:44:59Z
dc.date.issued2020-05-29
dc.identifier.citationLIMA, Ana Paula Marinho de. A reforma da educação profissional dos anos 1990 e sua aplicação no currículo do centro federal de educação tecnológica do Rio Grande do Norte.103 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, Universidade Federal Rural do Semiárido, Mossoró, 2020en_US
dc.identifier.urihttps://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/157
dc.description.abstractNesta dissertação, discutimos acerca dos impactos da Reforma da Educação Profissional na década de 1990, no Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (CEFET/RN). Buscamos responder o seguinte questionamento: como a Reforma da Educação Profissional dos anos 1990 foi aplicada no currículo do CEFET/RN? Portanto, o objetivo geral foi analisar as implicações da Reforma da Educação Profissional, da década de 1990, na proposta curricular do CEFET-RN. Como percurso metodológico, utilizamos a pesquisa bibliográfica e documental. Na pesquisa bibliográfica, consultamos autores como: Frigotto (2006), Frigotto e Ciavatta (2003, 2012), Oliveira (2003), Saviani (2011), Ramos (2007), Bresser-Pereira (1997, 1996), Cunha (2005), Shiroma, Moraes e Evangelista (2011), Harvey (2008), Mèszáros (2008), Harvey (2008). Na pesquisa documental, realizamos o exame da legislação criada pelo Ministério da Educação durante o período de Reforma da Educação Profissional, a saber: o Decreto n° 2.208/1997, a Portaria n° 646/1997, a Portaria n° 1005/1997, o Parecer CNE/CEB no 16/1999, a Resolução CNE/CEB n° 04/1999. Também analisamos documentos elaborados pelo CEFET-RN: a Proposta Curricular da Escola Técnica Federal do Rio Grande Norte/ETFRN (1995) e o Projeto de Reestruturação Curricular do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte /CEFET/RN – volumes I e II (1999). A pesquisa classifica-se como qualitativa e teve como critério de análise o contexto cultural, social e político em que os documentos foram elaborados, assim como, a fundamentação teórica utilizada. Os resultados nos mostraram que antes da Reforma, o CEFET/RN já disponha de uma Proposta Curricular em ação, a qual contemplava em sua matriz curricular a articulação entre as disciplinas gerais e as técnicas. A formação para os sujeitos tinha como base a concepção histórico-crítica e omnilateralidade. Com a implementação da Reforma, a instituição teve que adequar o currículo às determinações do Decreto n° 2.208/1997 e do Programa de Expansão da Educação Profissional/PROEP. Dessa forma, o CEFET/RN passou a ofertar cursos modulares e flexíveis, e quanto à concepção pedagógica, essa privilegiou a pedagogia das competências.en_US
dc.language.isootheren_US
dc.subjectReforma da educação profissionalen_US
dc.subjectDecreto n° 2.208/1997 - PROEPen_US
dc.subjectCurrículo - CEFET/RNen_US
dc.titleA reforma da educação profissional dos anos 1990 e sua aplicação no currículo do centro federal de educação tecnológica do Rio Grande do Norteen_US
dc.typeThesisen_US


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