Mostrar registro simples

dc.contributor.authorQueiroz, Romualdo Ramon Martins de
dc.date.accessioned2023-08-31T19:20:05Z
dc.date.available2023-08-31T19:20:05Z
dc.date.issued2020-12-01
dc.identifier.citationQUEIROZ, Romualdo Ramon Martins de. Utilização de blog com conteúdo de biologia como ferramenta facilitadora da aprendizagem. 135 f. Dissertação (Mestrado em Biologia) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró-RN, 2020en_US
dc.identifier.urihttps://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/147
dc.description.abstractA dinamicidade da linguagem demanda a utilização de novas tecnologias de informação e comunicação como aliadas da educação no processo de ensino e aprendizagem. Dentre as ferramentas contemporâneas, destaca-se o blog, devido à sua praticidade, facilidade de produção e ampla capacidade de gerar redes socais e de saberes através da exploração da criatividade, da reflexão e da socialização. Neste contexto, esta pesquisa surge com o objetivo de criar e disponibilizar um blog com conteúdo de Biologia, no qual estão depositados: sequências didáticas, vídeos de aulas práticas, videoaulas, links de aplicativos, ferramentas educacionais gratuitas, quizzes, informativos com dicas para professores e alunos e questões preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), materiais que poderão ser utilizados pelo professor e/ou pelo aluno para dinamizar as aulas e provocar o interesse pela Biologia. O intuito do trabalho foi verificar a potencialidade do uso das mídias digitais como um facilitador do processo de ensino e aprendizagem, proporcionar a aprendizagem colaborativa e promover transformações concretas na relação professor-aluno, tornando as aulas mais dinâmicas e interessantes. O blog Bioinvestigando já está disponível e contém mais de quinze postagens, além de um manual com nove sequências didáticas com aulas de Biologia para as três séries do Ensino Médio. Todas as sequências foram construídas levando em conta o protagonismo dos discentes e o método científico e utilizando diversas metodologias ativas.en_US
dc.language.isootheren_US
dc.subjectEnsino - investigaçãoen_US
dc.subjectProtagonismo discenteen_US
dc.subjectTDICsen_US
dc.titleUtilização de blog com conteúdo de biologia como ferramenta facilitadora da aprendizagemen_US
dc.typeThesisen_US


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples