Utilização de blog com conteúdo de biologia como ferramenta facilitadora da aprendizagem
Abstract
A dinamicidade da linguagem demanda a utilização de novas tecnologias de informação e
comunicação como aliadas da educação no processo de ensino e aprendizagem. Dentre as
ferramentas contemporâneas, destaca-se o blog, devido à sua praticidade, facilidade de
produção e ampla capacidade de gerar redes socais e de saberes através da exploração da
criatividade, da reflexão e da socialização. Neste contexto, esta pesquisa surge com o objetivo
de criar e disponibilizar um blog com conteúdo de Biologia, no qual estão depositados:
sequências didáticas, vídeos de aulas práticas, videoaulas, links de aplicativos, ferramentas
educacionais gratuitas, quizzes, informativos com dicas para professores e alunos e questões
preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), materiais que poderão ser
utilizados pelo professor e/ou pelo aluno para dinamizar as aulas e provocar o interesse pela
Biologia. O intuito do trabalho foi verificar a potencialidade do uso das mídias digitais como
um facilitador do processo de ensino e aprendizagem, proporcionar a aprendizagem
colaborativa e promover transformações concretas na relação professor-aluno, tornando as
aulas mais dinâmicas e interessantes. O blog Bioinvestigando já está disponível e contém mais
de quinze postagens, além de um manual com nove sequências didáticas com aulas de Biologia
para as três séries do Ensino Médio. Todas as sequências foram construídas levando em conta
o protagonismo dos discentes e o método científico e utilizando diversas metodologias ativas.