Cartilha e laboratório itinerante: repensando o ensino e a aprendizagem de botânica a partir de aulas dinâmicas
Abstract
Nas aulas de Botânica, assim como nos demais conteúdos da disciplina de Biologia, a teoria
deve ser vinculada à prática, pois esta articulação contribui para a construção do
conhecimento dos alunos. No entanto, não é o que se percebe, haja vista que a Botânica,
grosso modo, vem sendo ministrada de forma conteudista e enfadonha. Assim, este trabalho
tem por objetivo Elaborar uma proposta didática que possibilite a realização de aulas
práticas e contextualizadas no ensino de Botânica a partir da utilização de materiais de baixo
custo. Para tanto, foi construído o Laboratório Itinerante de Botânica com amostras de
diversas partes vegetais no qual o professor encontra subsídios para a realização de aulas
práticas, utilizando amostras da flora local e materiais de baixo custo, além de uma cartilha
com protocolos simples sobre os mais variados temas botânicos. Para a construção do
Laboratório itinerante, construiu-se uma caixa de madeira, potes de vidro e amostras de
partes vegetais disponíveis na comunidade. Para a construção da cartilha, foram
selecionadas algumas práticas consultadas em livros didáticos, artigos disponíveis na
internet, e algumas foram adaptadas para que fossem realizadas a partir de materiais
simples, de baixo custo, como também de fácil acesso, a fim de estimular o raciocínio dos
alunos e a participação nas atividades práticas. Por fim, espera-se que tanto os professores
quanto os alunos, associem as aulas teóricas de Botânica com a prática, refletindo sempre
sobre a importância dos vegetais para os demais seres vivos. Os materiais e os
procedimentos foram utilizados com a finalidade de demonstrar que atividades e
experimentos simples podem ser facilmente desenvolvidos, proporcionando, dessa maneira,
uma maior compreensão do alunado sobre temas diversos da área de Biologia Vegetal.