Aulas em ambientes não formais: contribuições para o ensino da Biologia numa cidade do interior do Nordeste brasileiro
Visualizar/ Abrir
Data
2020-10-26Autor
Damasceno, Mônica Verônica da Silva
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Cabe a Educação compete preparar o indivíduo para viver em sociedade, mas esse fenômeno
não pode ser compreendido somente no que tange aos processos formais. A educação Informal,
também a realizada em espaços não formais, figura no processo de desenvolvimento da
aprendizagem. Diversos teóricos defendem e destacam a contribuição das aulas em ambiente
não formais na diversificação da prática educativa. Nesse contexto, o presente trabalho tem por
objetivo incentivar e auxiliar os professores de Biologia do Ensino Médio para realização de
aulas em espaços não formais de educação, pela disponibilização de um manual com roteiros
metodológicos. De início, foi aplicado um questionário com os professores de Biologia nas
escolas públicas e privadas no município de Russas (CE) para traçar um perfil desses docentes,
investigar a percepção dos mesmo sobre o tema, verificar as principais dificuldades encontradas
e identificar espaços que são utilizados e sugeridos para dinamizar o ensino de Biologia para os
alunos. De posse desses últimos resultados, foram elaborados roteiros contendo breve histórico
dos espaços, objetivos, sugestões de metodologias e de avaliação e outras orientações para as
aulas. Nossos resultados permitem-nos perceber que existem uma multiplicidade de espaços
que podem ser usadas no município de Russas (CE), como também em outros municípios que
não dispõe de espaços institucionais ou não, com boa estrutura para recepcionar alunos e
oferecer um suporte adequado à prática sugerida, como museus, zoológicos, estações de
conservação, entre outros, entre outros, contribuindo na aprendizagem dos alunos, permitindo-
os ampliar sua visão de mundo.