Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFerreira, Ana Camila Holanda
dc.date.accessioned2023-08-30T20:09:01Z
dc.date.available2023-08-30T20:09:01Z
dc.date.issued2020-10-27
dc.identifier.citationFerreira, Ana Camila Holanda. Desenvolvimento de aplicativo como ferramenta tecnológica de ensino nas aulas de botânica. 129 fs. Dissertação (Mestrado em Biologia). Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, 2020.en_US
dc.identifier.urihttps://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/134
dc.description.abstractA biologia em si traz conteúdos muito palpáveis e de aplicações diretas no cotidiano, gerando interesse por parte dos alunos nessa disciplina. Entretanto, se tradada de maneira desvinculada da realidade parece não ter a mesma atração. Com a botânica não acontece diferente. Tendo em vista essa problemática envolvendo o ensino dos conteúdos de botânica, faz-se necessária a elaboração de metodologias alternativas, visando melhorar a compreensão dos alunos e instigar o interesse pelo conteúdo. Baseado na realidade vivenciada no Colégio Estadual Maria Emília Rabelo - CEMER, situado no município de Morada Nova, Ceará, o presente trabalho propõe a construção de um aplicativo contendo conteúdos de botânica, para ser utilizado como suporte nas aulas de biologia. O estudo é caracterizado como uma pesquisa exploratória e descritiva, sendo desenvolvido um aplicativo educacional, pelo professor pesquisador, utilizando o site www.fabricadeaplicativos.com.br e disponibilizado para download no Play Store, podendo ser utilizado sem a necessidade de internet, como metodologia alternativa para se trabalhar no Ensino Médio conteúdos de Botânica. Para a realização do trabalho foram necessárias as seguintes etapas: caracterização dos livros didáticos no Ensino Médio, nesta etapa, foram analisadas coleções de livros didáticos de Biologia do Ensino Médio, disponibilizadas na edição 2018 do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD); levantamento de sites que abordam conteúdos relacionados a Botânica, foram selecionados sites com o conteúdo de Botânica, atrelados aos livros didáticos e as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), para a produção das abas disponíveis no aplicativo; seleção dos conteúdos de Botânica, baseados nos principais assuntos do tema encontrados nos livros didáticos; construção do software educacional GUIA ESCOLAR DE BOTÂNICA, com todo material didático produzido, durante o desenvolvimento da pesquisa, compilado e utilizado como um dos pilares para a construção do software educacional; e sua instalação e utilização.Com a identificação dos principais conteúdos de Botânica trabalhados no Ensino Médio e a seleção dos recursos mais utilizados para estudos pelos discentes, surge a necessidade do desenvolvimento de novas ferramentas educacionais que proporcionem a viabilização de metodologias ativas na construção do conhecimento. Assim como também as Tecnologia de Informação e Comunicação – TIC‘s vem ganhando um papel essencial como um facilitador da aprendizagem. Desse modo a construção do software educacional GUIA ESCOLAR DE BOTÂNICA foi feita com o intuito de ajudar os alunos a melhorar seu desempenho escolar, na referida disciplina, além de oportunizar o seu protagonismo enquanto promotor da sua própria aprendizagem; e servir de auxilio para o professor que não possui muitos recursos em sua escola. Muitas outras metodologias ativas, além das já citadas no trabalho, podem ser agregadas ao uso do aplicativo. Acreditamos que o aprendizado social dessa prática pedagógica poderá auxiliar não só as formas de acesso móvel ao conhecimento disponível na Cultura Digital, mas também aos desejos de permanência dos alunos no espaço escolar. Os aplicativos no ambiente escolar podem ser criados e recriados, podem alterar não só as condições de acesso ao conhecimento, mas especialmente seus modos de transmitir e produzir a própria informação.en_US
dc.language.isootheren_US
dc.subjectBiologia vegetalen_US
dc.subjectMetodologias alternativasen_US
dc.subjectTecnologiaen_US
dc.titleDesenvolvimento de aplicativo como ferramenta tecnológica de ensino nas aulas de botânicaen_US
dc.typeThesisen_US


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples