Desenvolvimento de aplicativo como ferramenta tecnológica de ensino nas aulas de botânica
Abstract
A biologia em si traz conteúdos muito palpáveis e de aplicações diretas no cotidiano, gerando
interesse por parte dos alunos nessa disciplina. Entretanto, se tradada de maneira desvinculada
da realidade parece não ter a mesma atração. Com a botânica não acontece diferente. Tendo
em vista essa problemática envolvendo o ensino dos conteúdos de botânica, faz-se necessária
a elaboração de metodologias alternativas, visando melhorar a compreensão dos alunos e
instigar o interesse pelo conteúdo. Baseado na realidade vivenciada no Colégio Estadual
Maria Emília Rabelo - CEMER, situado no município de Morada Nova, Ceará, o presente
trabalho propõe a construção de um aplicativo contendo conteúdos de botânica, para ser
utilizado como suporte nas aulas de biologia. O estudo é caracterizado como uma pesquisa
exploratória e descritiva, sendo desenvolvido um aplicativo educacional, pelo professor
pesquisador, utilizando o site www.fabricadeaplicativos.com.br e disponibilizado para
download no Play Store, podendo ser utilizado sem a necessidade de internet, como
metodologia alternativa para se trabalhar no Ensino Médio conteúdos de Botânica. Para a
realização do trabalho foram necessárias as seguintes etapas: caracterização dos livros
didáticos no Ensino Médio, nesta etapa, foram analisadas coleções de livros didáticos de
Biologia do Ensino Médio, disponibilizadas na edição 2018 do Programa Nacional do Livro
Didático (PNLD); levantamento de sites que abordam conteúdos relacionados a Botânica,
foram selecionados sites com o conteúdo de Botânica, atrelados aos livros didáticos e as
provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), para a produção das abas disponíveis
no aplicativo; seleção dos conteúdos de Botânica, baseados nos principais assuntos do tema
encontrados nos livros didáticos; construção do software educacional GUIA ESCOLAR DE
BOTÂNICA, com todo material didático produzido, durante o desenvolvimento da pesquisa,
compilado e utilizado como um dos pilares para a construção do software educacional; e sua
instalação e utilização.Com a identificação dos principais conteúdos de Botânica trabalhados
no Ensino Médio e a seleção dos recursos mais utilizados para estudos pelos discentes, surge
a necessidade do desenvolvimento de novas ferramentas educacionais que proporcionem a
viabilização de metodologias ativas na construção do conhecimento. Assim como também as
Tecnologia de Informação e Comunicação – TIC‘s vem ganhando um papel essencial como
um facilitador da aprendizagem. Desse modo a construção do software educacional GUIA
ESCOLAR DE BOTÂNICA foi feita com o intuito de ajudar os alunos a melhorar seu
desempenho escolar, na referida disciplina, além de oportunizar o seu protagonismo enquanto
promotor da sua própria aprendizagem; e servir de auxilio para o professor que não possui
muitos recursos em sua escola. Muitas outras metodologias ativas, além das já citadas no
trabalho, podem ser agregadas ao uso do aplicativo. Acreditamos que o aprendizado social
dessa prática pedagógica poderá auxiliar não só as formas de acesso móvel ao conhecimento
disponível na Cultura Digital, mas também aos desejos de permanência dos alunos no espaço
escolar. Os aplicativos no ambiente escolar podem ser criados e recriados, podem alterar não
só as condições de acesso ao conhecimento, mas especialmente seus modos de transmitir e
produzir a própria informação.