Mostrar registro simples

dc.contributor.authorLima, Nelson Soares de
dc.date.accessioned2024-08-30T18:32:01Z
dc.date.available2024-08-30T18:32:01Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationLIMA, Nelson Soares de; SILVA, Irene de Araújo van den Berg . Reflexões sobre as práticas pedagógicas do ensino religioso: do ensino remoto ao ensino presencial pós-pandêmico. Natal: 2023. 19 p. Monografia (Licenciado) UERN, Faculdade de Ciências da Religião.en_US
dc.identifier.urihttps://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/1282
dc.description.abstractEsse artigo trata de pesquisa etnográfica sobre as práticas pedagógicas do Ensino Religioso (ER) no contexto da Escola Municipal Estudante Emmanuel Bezerra (EMEEB) e tem por objetivo refletir acerca de como se constroem essas práticas nos contextos do ensino remoto e presencial pós-pandêmico. O trabalho traz contribuições advindas da experiência do estágio supervisionado, ofertado pela licenciatura em Ciências da Religião da UERN, no ano de 2021, aliadas à observação etnográfica realizada de forma presencial, em 2022. Para fundamentar as reflexões acerca das práticas pedagógicas em geral e no Ensino Religioso foram utilizadas as ideias de Franco (2016) e Benevides (2015). As experiências permitiram verificar que na EMEEB, o ER é desenvolvido em consonância com a legislação educacional vigente e, mais que isso, existe a investigação do fenômeno religioso e respeito ao artigo 33, da LDB Nº 9.394/96, aspectos confirmados no ensino presencial pós-pandêmico. No que tange aos recursos didático-pedagógicos e às Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) essas são escassas, sendo viabilizados pelos próprios professores, uma vez que estes profissionais não tiveram acesso a nenhuma política pública advinda da Secretaria Municipal de Natal para desenvolver o processo de ensino-aprendizagem com efetividade na pandemia da Covid-19 realidade que se produz também no contexto presencial pós pandêmico. A pesquisa, portanto, pretende deter-se sobre o tema das práticas pedagógicas e organiza-se a partir de um olhar comparativo entre duas realidades experimentadas, uma vivenciada no ensino remoto como estagiário, e outra como pesquisador que “retorna” à escola em sua realidade presencial e pós-pandêmica.en_US
dc.language.isootheren_US
dc.subjectEnsino religiosoen_US
dc.subjectPráticas de ensinoen_US
dc.subjectEnsino remotoen_US
dc.subjectEtnografia da educaçãoen_US
dc.titleREFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO ENSINO RELIGIOSO: DO ENSINO REMOTO AO ENSINO PRESENCIAL PÓS-PANDÊMICOen_US
dc.typeThesisen_US


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples