A INSERÇÃO DOS GÊNEROS LITERÁRIOS: O CONTO E A PARÁBOLA NAS AULAS DE ENSINO RELIGIOSO
Resumo
O presente artigo, intitulado A inserção dos gêneros literários: o conto e a
parábola nas aulas de Ensino Religioso têm como objeto de pesquisa os gêneros literários,
com base nestes nos propomos ao objetivo geral apresentar a mediação da literatura em
aulas de Ensino Religioso no modelo não confessional. De modo mais específico, identificar
as características e conceito de ambos os gêneros, refletir sobre as possibilidades da
aplicação da leitura literária em sala de aula. A pesquisa está embasada principalmente em
autores como Cosson (2014); Góes (2010) para desenvolvermos o conceito e características
da literatura e letramento literário; Torres (2012) abordamos a questão do Ensino Religioso –
ER e literatura; Schlogl (2009) para tornar compreensível alguns pressupostos do Ensino
Religioso, Busatto (2003) para explicar o gênero conto; e os estudos de Sant’Anna (2010) e
Pereira (2011) para esclarecermos as características do gênero parábola; e para o percurso
metodológico, utilizamos Bakhtin (2003). Os resultados deste expressam a importância de
trabalhar a literatura em sala de aula, a partir do momento que definimos o gênero conto e a
parábola no plano discursivo de aulas de Ensino Religioso. Portanto, a partir da compreensão
e reflexão de que a literatura e a inserção dos gêneros literários ampliam a construção do
conhecimento, assim como ajudará o aluno com habilidades de leitura e escrita.