Show simple item record

dc.contributor.authorMedeiros, Theoguenides Otília de
dc.date.accessioned2024-08-30T18:08:02Z
dc.date.available2024-08-30T18:08:02Z
dc.date.issued2018
dc.identifier.citationMEDEIROS, Theoguenides Odília de; BENEVIDES, Araceli Sobreira . A importância de leitura de poesias em aulas de ensino religioso nos anos iniciais do fundamental. Natal: 2018. 22 p. Monografia (Licenciatura) UERN, Faculdade de Ciências da Religião.en_US
dc.identifier.urihttps://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/1275
dc.description.abstractTrata-se de uma pesquisa que tem por objeto de estudo a linguagem poética como caminho para a percepção dos conhecimentos religiosos que circulam no mundo da vida. A linguagem poética envolve uma compreensão daquilo que se lê e uma interpretação crítica do conteúdo esboçado por poemas e poesias. Assim, dialogando com as possibilidades de aprendizagens sobre a temática da saudade, da fome, da falta de liberdade e da morte, este trabalho analisa uma poesia de Cecília Meireles, A pombinha da mata, como possibilidade de diálogo discursivo de sua temática em sala de aula nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O trabalho norteia-se em teóricos como Bakhtin (2003), Pinheiro (2007), Jolibert (1994), Junqueira (2011), Benevides (2011), Bogdan e Biklen (1994). A análise demonstra que o texto poético é um recurso significativo na sala do Ensino Religioso amparada em uma proposta não-confessional e pluralista embasada nas Ciências da Religião. Como resultado, o poema selecionado como objeto de análise dialoga com a temática do Ensino Religioso, apontando um simbolismo que pode ser transposto como encaminhamento metodológico. Conclui-se que a poesia de Cecília Meireles – pelo teor humanizador – presente em A pombinha da mata permite, sim, uma relação dialógica com os conteúdos simbólicos mobilizados na prática no docente do Ensino Religioso.en_US
dc.language.isootheren_US
dc.subjectEnsino religiosoen_US
dc.subjectCecília Meirelesen_US
dc.subjectPoesiaen_US
dc.subjectSimbolismoen_US
dc.titleA IMPORTÂNCIA DE LEITURA DE POESIAS EM AULAS DE ENSINO RELIGIOSO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALen_US
dc.typeThesisen_US


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record