A IMPORTÂNCIA DE LEITURA DE POESIAS EM AULAS DE ENSINO RELIGIOSO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Trata-se de uma pesquisa que tem por objeto de estudo a linguagem poética como
caminho para a percepção dos conhecimentos religiosos que circulam no mundo da vida.
A linguagem poética envolve uma compreensão daquilo que se lê e uma interpretação
crítica do conteúdo esboçado por poemas e poesias. Assim, dialogando com as
possibilidades de aprendizagens sobre a temática da saudade, da fome, da falta de
liberdade e da morte, este trabalho analisa uma poesia de Cecília Meireles, A pombinha da
mata, como possibilidade de diálogo discursivo de sua temática em sala de aula nos anos
iniciais do Ensino Fundamental. O trabalho norteia-se em teóricos como Bakhtin (2003),
Pinheiro (2007), Jolibert (1994), Junqueira (2011), Benevides (2011), Bogdan e Biklen
(1994). A análise demonstra que o texto poético é um recurso significativo na sala do
Ensino Religioso amparada em uma proposta não-confessional e pluralista embasada nas
Ciências da Religião. Como resultado, o poema selecionado como objeto de análise
dialoga com a temática do Ensino Religioso, apontando um simbolismo que pode ser
transposto como encaminhamento metodológico. Conclui-se que a poesia de Cecília
Meireles – pelo teor humanizador – presente em A pombinha da mata permite, sim, uma
relação dialógica com os conteúdos simbólicos mobilizados na prática no docente do
Ensino Religioso.