CORPOREIDADE EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO: CONCEPÇÕES DE DOCENTES EM FORMAÇÃO.
Abstract
O presente trabalho visa analisar as concepções sobre corpo/corporeidade na formação
docente em Ciências da Religião de 19 graduandos concluintes bem como suas expectativas
como professores do ensino religioso. Essa pesquisa foi realizada concomitantemente ao
componente curricular de oficina VII lecionado no último período do curso onde o mesmo
trabalha a dimensão corporal. Eles responderam perguntas de um questionário misto onde os
resultados foram analisados de forma quantitativa e qualitativa. No método quantitativo
utilizaram-se frequências e porcentagens para representar graficamente as diferentes
concepções dos participantes. O método qualitativo foi utilizado para a análise de conteúdo
das concepções com base nas proposições de Freitas e Lopes. Os resultados revelaram a
importância que os graduandos concedem ao corpo/corporeidade considerando suas
possibilidades para a formação docente em Ciências da Religião. Entretanto, observamos que
a maioria das concepções sobre corporeidade não se articula com as concepções de um ensino
religioso pautado no pluralismo religioso. Nessa perspectiva, suscitamos a importância do
entendimento pelos graduandos da trajetória histórica que evoluiu de uma relação cartesiana
de corpo/religião para outra fenomenológica entre corporeidade/Ciências da Religião.
Considera-se ainda que o nível de qualidade das concepções sobre corporeidade com viés
fenomenológico possibilite uma melhor compreensão do pluralismo religioso como conteúdo
escolar associando teoria e prática.