K-POP: O MARKETING TURÍSTICO DA COREIA DO SUL E SUA INFLUÊNCIA NO BRASIL
Abstract
O presente trabalho apresentará uma síntese da influência da hallyu, com destaque
para o fenômeno musical, o k-pop no marketing turístico da Coreia do Sul e a forma
como o k-pop tem influenciado os jovens brasileiros. Tendo como objetivo a análise a
respeito de como que o k-pop passou a ser um meio de divulgação da cultura sul
coreana, assim como o que esse fenômeno tem gerado influência no Brasil. O
marketing turístico feito em cima do gênero musical tem ajudado a atrair fãs de k-pop
que buscam conhecer a cultura do país, a gastronomia, a história e até mesmo o
idioma coreano. Com isto, foi realizada uma pesquisa explicativa, a fim de identificar
os fatores que têm contribuído para o crescente sucesso desse fenômeno musical
assim como o da cultura sul-coreana em si. Para a maior compreensão do assunto o
trabalho foi dividido em duas partes, a primeira delas consistiu em analisar textos em
sites falando sobre a hallyu e trabalhos acadêmicos a respeito da Coreia do Sul e do
k-pop. A segunda parte foi feita através da aplicação de questionário realizado e
aplicado pelas conexões da pesquisadora, sendo feito a análise desses dados que se
trata da influência que o marketing desenvolvido em cima do k-pop gerou nós
kpoppers brasileiros. Desta forma, foi possível identificar que a Coreia do Sul investiu
não só em seu potencial cultural como também na sua imagem turística nacional e
internacional.