MERCADO DE EVENTOS MUSICAIS EM NATAL/RN: UMA ANÁLISE SOBRE REALIDADE, TENDÊNCIAS E DIVERSIFICAÇÃO.
Resumo
O turismo de eventos, é um segmento do turismo, que assim como este possui
efeitos multiplicadores na economia. Este trabalho aborda um dos seus nichos, os
eventos musicais, que são uma atividade utilizada tanto para fins da indústria do
entretenimento, quanto como atrativo de lazer e motivação turística. O Brasil em 2014
foi considerado vice-líder no mercado de eventos e entretenimentos na América
Latina, ficando somente atrás do México. Em 2016 o mercado de eventos musicais
obteve uma receita de US$ 438 milhões com expectativa de crescimento anual de 8%.
Os eventos musicais são um aliado estratégico na sazonalidade de um destino, na
sua economia e promoção, em função da movimentação de pessoas gerada
internamente e na atração de pessoas de outras localidades. Entretanto, percebe-se
que, em Natal, esta realidade acontece com expressividade somente uma vez por
ano. Por este motivo, questiona-se: quais os fatores que dificultam a diversificação e
o aumento do calendário de eventos musicais na cidade de Natal? Para responder a
esta questão, foram aplicados questionários com as empresas que produzem eventos
musicais em Natal e formulário online com o público por meio do Instagram. O público
foi selecionado por amostra probabilística aleatória. A pesquisa configura-se quanto a
sua abordagem como quali-quantitativa, quantos aos objetivos é exploratória e
descritiva, quanto a coleta de dados foi por levantamento, em relação aos meios é
uma pesquisa bibliográfica. Sua tabulação ocorreu por meio do excel e sua análise
utilizando o Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Por meio dos dados
coletados foi possível identificar que as empresas estão atentas aos gostos do seu
público, porém elas se deparam com alguns obstáculos na hora de produzir eventos
musicais em Natal e essas dificuldades acabam sendo percebidas pelo público, que
por sua vez, acreditam que essas dificuldades são fatores negativos na organização
dos eventos na cidade, todavia se mostram disposto a ir em mais eventos se essas
condições foram melhoradas.