HOME OFFICE: UMA ANÁLISE DOS BENEFÍCIOS E DESAFIOS NA ATUAÇÃO DOS AGENTES DE VIAGENS DO BRASIL.
Abstract
O setor de agenciamento de viagens tem demonstrado crescente evolução com o
avanço da tecnologia que por sua vez tem-se mostrado aberto a novas descobertas
e oportunidades. Com isso, profissionais e agências estão visualizando na internet a
oportunidade de atuarem em seu próprio negócio online através do modelo home
office. Portanto, a presente pesquisa tem como objetivo analisar os benefícios e
desafios do home office na atuação dos agentes de viagens do Brasil, adotando
como objetivos específicos a análise da flexibilidade com relação aos produtos e/ou
serviços prestados, investigar as características da inserção profissional com tempo
parcial ou total em home office, bem como, analisar o impacto da digitalização dos
negócios no ramo turístico e avaliar as dificuldades encontradas no trabalho em
meio digital. Realizou-se uma pesquisa que com relação aos fins é exploratória descritiva, quanto aos meios caracteriza-se como bibliográfica. Com relação a
natureza da pesquisa, classifica-se como quantitativa e abordagem não probabilística. O levantamento dos dados foi realizado por meio da aplicação de
questionário semiaberto pela plataforma google forms junto a 21 agentes de viagens
de 10 Estados do Brasil através da técnica bola de neve. A análise dos dados
fundamentou-se em estatística descritiva utilizando o programa Excel com a
interpretação em tabelas e apresentados em números e porcentagens. Concluiu-se
que, o modelo de negócio home office possui vários benefícios para atuação do
agente de viagem, dentre eles, a flexibilidade de horários, a qualidade de vida e a
redução dos custos. Desta forma, o home office pode ser uma oportunidade de
negócio para quem busca um trabalho flexível e de baixo custo.