O MERCADO DE TRABALHO TURÍSTICO NA PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DE TURISMO DO SEMESTRE 2017.2 DA UERN CAMPUS AVANÇADO DE NATAL
Abstract
Esta pesquisa apresenta como tema central o mercado de trabalho na percepção dos
alunos do curso de turismo da UERN Campus Natal e tem como objetivo geral verificar
a percepção que os alunos matriculados no semestre 2017.2 do curso de Turismo da
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte Campus/RN têm em relação ao
mercado de trabalho turístico na cidade de Natal. Quando a metodologia o estudo se
caracteriza como uma pesquisa qualitativa e foi utilizado como instrumento de coleta
de dados o questionário, o tratamento dos mesmos ocorreu através da análise de
conteúdo. No referencial teórico foram abordados os seguintes temas: Mercado de
trabalho, passando pela criação do primeiro curso superior de turismo do Brasil na
década de 70, concluindo com as competências e habilidades que os profissionais
graduados em Turismo devem ter para conseguir melhor colocação nesse mercado
considerado por muitos ‘ingrato’. Através da realização desse trabalho foi possível
identificar o perfil do atual aluno do curso, o que pode ser de grande valia para
melhorias que o curso possa vir a oferecer a esses discentes.