A IMPORTÂNCIA DAS MÍDIAS SOCIAIS: UM ESTUDO DO “RECLAME AQUI” NO ÂMBITO TURÍSTICO
Abstract
A utilização das Mídias Sociais como ferramenta de divulgação é uma das
adequações mais recentes das empresas neste cenário econômico. Em NATAL/RN,
os consumidores que utilizam serviços de agências de viagens já possuem opiniões
delimitadas sobre estas questões na internet. O objetivo deste trabalho foi
compreender como a reputação destas empresas nas mídias sociais (com foco no
Reclame Aqui) auxilia como parâmetro de escolha de serviços e produtos para
consumidores. As amostras nas parcelas foram processadas e coletadas através de
uma pesquisa quantitativa. A fim de analisar a relação turismo e mídias sociais foram
realizadas pesquisas em diversas fontes (sites de turismo, artigos, livros etc.), além
da observação empírica em páginas que realmente demonstram esta importância
para a atividade. Os resultados mostram que os turistas 2.0. costumam analisar a
reputação de agências nas Mídias Sociais antes de adquirirem serviços. Dentre este
universo, 74% dos consumidores se mostram atentos a este indicador.