A IMAGEM TURISTÍCA DE RIO DO FOGO/RN NA PERSPECTIVA DO TURISTA
Resumo
O turismo se revela um dos fenômenos mais significativos do mundo
contemporâneo, uma atividade geradora de recursos econômicos, sociais, políticos e
culturais em diversos destinos turísticos ao redor do mundo. Aliado ao crescimento da
atividade houve consequentemente o aumento da competitividade entre os destinos,
que precisam ser criativos para se diferenciarem diante do atual mercado. Nesse
contexto surge a imagem dos destinos, uma vez que tem um papel fundamental no
processo de seleção, satisfação e possível retorno ao destino, por isso deve ser
considerado durante o planejamento das estratégias de marketing aos destinos
turísticos. Os objetivos desta investigação foram caracterizar o perfil dos turistas que
frequentam o destino, verificando quais as principais fontes de informações que
resultaram na escolha do destino e analisar a imagem de Rio do Fogo na perspectiva
do turista nacional. Para tanto foi desenvolvido uma pesquisa básica, descritiva no
que se refere aos objetivos, com enfoque quantitativo. Tendo como base a aplicação
de questionários aos turistas nacionais que estava em visita ao destino. Nesse caso,
a amostra foi composta por 120 turistas, utilizando o questionário como instrumento
de coleta de dados da pesquisa. A formação da imagem turística de Rio do Fogo
depende, em sua maior parte, por meios de fontes orgânicas, sendo influenciado
diretamente pelas recomendações de familiares e amigos. Dentre os principais
resultados, foi observado que a imagem do destino está vinculada principalmente a
um ambiente familiar, belezas naturais e paisagísticas, espaços verdes e
hospitalidade. Entre as variáveis que precisam ser revistas pelos gestores municipais
diante da avaliação negativa da amostra está a falta de lugares de interesse histórico
e patrimonial, espaços culturais, a baixa frequência em que aparecem referências
sobre o destino nos diversos meios de comunicação, assim como a disponibilização
de informações sobre os atrativos, a limpeza e higienização dos espaços. Portanto
apesar da necessidade de melhorias de alguns aspectos apontados na pesquisa a
imagem turística do município é positiva e revela altos índices de satisfação e possível
retorno a Rio do Fogo.