Show simple item record

dc.contributor.authorPereira, Elizandra dos Santos
dc.date.accessioned2024-08-21T18:06:33Z
dc.date.available2024-08-21T18:06:33Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.citationPEREIRA, Elizandra dos Santos; GALVÃO ,Alcêdo Pinheiro . A Imagem turística de Rio do fogo/RN na perspectiva do turista. Touros - RN: 2015. 41 p. Monografia(Bacharel) UERN, Faculdade de Turismo.en_US
dc.identifier.urihttps://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/1164
dc.description.abstractO turismo se revela um dos fenômenos mais significativos do mundo contemporâneo, uma atividade geradora de recursos econômicos, sociais, políticos e culturais em diversos destinos turísticos ao redor do mundo. Aliado ao crescimento da atividade houve consequentemente o aumento da competitividade entre os destinos, que precisam ser criativos para se diferenciarem diante do atual mercado. Nesse contexto surge a imagem dos destinos, uma vez que tem um papel fundamental no processo de seleção, satisfação e possível retorno ao destino, por isso deve ser considerado durante o planejamento das estratégias de marketing aos destinos turísticos. Os objetivos desta investigação foram caracterizar o perfil dos turistas que frequentam o destino, verificando quais as principais fontes de informações que resultaram na escolha do destino e analisar a imagem de Rio do Fogo na perspectiva do turista nacional. Para tanto foi desenvolvido uma pesquisa básica, descritiva no que se refere aos objetivos, com enfoque quantitativo. Tendo como base a aplicação de questionários aos turistas nacionais que estava em visita ao destino. Nesse caso, a amostra foi composta por 120 turistas, utilizando o questionário como instrumento de coleta de dados da pesquisa. A formação da imagem turística de Rio do Fogo depende, em sua maior parte, por meios de fontes orgânicas, sendo influenciado diretamente pelas recomendações de familiares e amigos. Dentre os principais resultados, foi observado que a imagem do destino está vinculada principalmente a um ambiente familiar, belezas naturais e paisagísticas, espaços verdes e hospitalidade. Entre as variáveis que precisam ser revistas pelos gestores municipais diante da avaliação negativa da amostra está a falta de lugares de interesse histórico e patrimonial, espaços culturais, a baixa frequência em que aparecem referências sobre o destino nos diversos meios de comunicação, assim como a disponibilização de informações sobre os atrativos, a limpeza e higienização dos espaços. Portanto apesar da necessidade de melhorias de alguns aspectos apontados na pesquisa a imagem turística do município é positiva e revela altos índices de satisfação e possível retorno a Rio do Fogo.en_US
dc.language.isootheren_US
dc.subjectTurismoen_US
dc.subjectDestinos turísticosen_US
dc.subjectMarketingen_US
dc.subjectRio do Fogo/RNen_US
dc.subjectRio Grande do Norteen_US
dc.titleA IMAGEM TURISTÍCA DE RIO DO FOGO/RN NA PERSPECTIVA DO TURISTAen_US
dc.typeThesisen_US


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record