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Título: Aplicação da justiça restaurativa nas escolas como ferramenta de prevenção ao crime: uma análise a partir de relatórios de projetos no âmbito nacional
Autor(es): Nascimento, Francisca Amanda Barbosa do
Palavras-chave: Violência.- justiça restaurativa
Escolas- Criança e adolescente
Prevenção
Data do documento: 21-Ago-2023
Citação: NASCIMENTO, Francisca Amanda Barbosa do. Aplicação da justiça restaurativa nas escolas como ferramenta de prevenção ao crime: uma análise a partir de relatórios de projetos no âmbito nacional.2023. 66 f. Monografia (Graduação em Direito) – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, 2023.
Resumo: O fenômeno da violência é um problema recorrente em nossa sociedade, principalmente quando se fala em sua propagação dentro do ambiente escolar. Por isso, foi relevante analisar como esse impasse pode ser controlado a partir de projetos no âmbito nacional que aplicam justiça restaurativa e metodologias ativas entre as crianças e adolescentes. A fim de obter uma melhor compreensão do assunto, foi desenvolvida uma pesquisa exploratória, que, segundo Gil (2008, p. 27), tem como principal finalidade desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e ideias, tendo em vista a formulação de problemas mais precisos ou hipóteses pesquisáveis para estudos posteriores. Ao longo do estudo, constatou-se a existência dos vários tipos de violência que permeiam o contexto escolar e os fatores externos que influenciam nas atitudes desses jovens. Além disso, aprimorou-se o entendimento da justiça restaurativa em algumas de suas vertentes, a partir de uma comparação com a justiça retributiva, sob um olhar para a facilitação vítima-ofensor, e, finalmente, observou-se a sua funcionalidade no ambiente escolar. Assim, o estudo atual levou a compreensão de como a justiça restaurativa é capaz de trabalhar pontualmente na diminuição da violência e na construção de uma cultura de paz a partir de um trabalho mais humano no contexto escolar, baseado em diálogo, autonomia e empatia dentro de toda a comunidade acadêmica.
URI: https://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/996
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