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Título: Bacharelados interdisciplinares na UFERSA: uma análise sobre as repercussões na reestruturação acadêmico-curricular
Autor(es): Castro, Celeneh Rocha de
Palavras-chave: Bacharelado Interdisciplinar
Reestruturação acadêmico-curricular
UFERSA
REUNI
Educação Superior
Data do documento: 17-Set-2019
Citação: CASTRO, Celeneh Rocha de; ANDRADE, Maria Edgleuma de . Bacharelados interdisciplinares na UFERSA: uma análise sobre as repercussões na reestruturação acadêmico-curricular. 2019 . 207 p.. Mossoró - RN; 2019.
Resumo: O estudo teve o propósito de analisar a implantação dos cursos de Bacharelados Interdisciplinares (BIs) e suas repercussões na reestruturação acadêmica-curricular da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA. Para tanto, buscou-se caracterizar a origem, concepção e produção acadêmica dos referidos cursos no contexto do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI; estudar o contexto global e o processo de reestruturação da educação superior de modo a interpretar, em âmbito nacional, o Reuni como política de expansão e reestruturação das universidades federais; e ainda, investigar os fundamentos dos Bacharelados Interdisciplinares e as principais características de propostas pioneiras dessa nova configuração formativa; e por fim, examinar as repercussões dos BIs na reorganização da estrutura pedagógica e acadêmica da UFERSA. Em termos metodológicos a investigação classifica-se com abordagem qualitativa e define o estudo de caso como técnica de pesquisa. As etapas constituíram-se de pesquisa bibliográfica, documental e de campo, cujos instrumentos foram, entrevistas com docentes e gestores e aplicação de questionário junto aos alunos dos BIs. Os resultados apontaram que a implantação dos BIs na UFERSA ocorreu com algumas resistências, especialmente em relação ao curso Ciência e Tecnologia, por ter sido o primeiro curso aprovado; e que a adesão ao Reuni possibilitou à UFERSA expandir sua estrutura física e organizacional com a criação de três campi e ampliar o quantitativo de cursos e de vagas. Com a implantação dos BIs se instituiu o sistema de ciclos, sendo o primeiro ciclo de caráter generalista e o segundo, profissionalizante na área das engenharias. A pesquisa apontou ainda que, não há consenso entre docentes e gestores sobre a reestruturação da organização acadêmica quanto à melhora dos fluxos administrativos e ao gerenciamento das atividades acadêmicas, e que há unanimidade quanto a falta de flexibilização curricular nos cursos, entretanto, há divergência quanto aos aspectos interdisciplinares. Com a pesquisa foi possível constatar ainda, que há contradições nas falas dos discentes que, apesar de considerar os cursos interdisciplinares e flexíveis, a maioria não consegue perceber a interação entre conteúdos e entre disciplinas e nem participar de outras atividades além das disciplinas obrigatórias
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