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https://repositorio.apps.uern.br/jspui/handle/123456789/98
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Castro, Celeneh Rocha de | |
dc.date.accessioned | 2023-08-11T16:04:40Z | |
dc.date.available | 2023-08-11T16:04:40Z | |
dc.date.issued | 2019-09-17 | |
dc.identifier.citation | CASTRO, Celeneh Rocha de; ANDRADE, Maria Edgleuma de . Bacharelados interdisciplinares na UFERSA: uma análise sobre as repercussões na reestruturação acadêmico-curricular. 2019 . 207 p.. Mossoró - RN; 2019. | en_US |
dc.identifier.uri | https://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/98 | |
dc.description.abstract | O estudo teve o propósito de analisar a implantação dos cursos de Bacharelados Interdisciplinares (BIs) e suas repercussões na reestruturação acadêmica-curricular da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA. Para tanto, buscou-se caracterizar a origem, concepção e produção acadêmica dos referidos cursos no contexto do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI; estudar o contexto global e o processo de reestruturação da educação superior de modo a interpretar, em âmbito nacional, o Reuni como política de expansão e reestruturação das universidades federais; e ainda, investigar os fundamentos dos Bacharelados Interdisciplinares e as principais características de propostas pioneiras dessa nova configuração formativa; e por fim, examinar as repercussões dos BIs na reorganização da estrutura pedagógica e acadêmica da UFERSA. Em termos metodológicos a investigação classifica-se com abordagem qualitativa e define o estudo de caso como técnica de pesquisa. As etapas constituíram-se de pesquisa bibliográfica, documental e de campo, cujos instrumentos foram, entrevistas com docentes e gestores e aplicação de questionário junto aos alunos dos BIs. Os resultados apontaram que a implantação dos BIs na UFERSA ocorreu com algumas resistências, especialmente em relação ao curso Ciência e Tecnologia, por ter sido o primeiro curso aprovado; e que a adesão ao Reuni possibilitou à UFERSA expandir sua estrutura física e organizacional com a criação de três campi e ampliar o quantitativo de cursos e de vagas. Com a implantação dos BIs se instituiu o sistema de ciclos, sendo o primeiro ciclo de caráter generalista e o segundo, profissionalizante na área das engenharias. A pesquisa apontou ainda que, não há consenso entre docentes e gestores sobre a reestruturação da organização acadêmica quanto à melhora dos fluxos administrativos e ao gerenciamento das atividades acadêmicas, e que há unanimidade quanto a falta de flexibilização curricular nos cursos, entretanto, há divergência quanto aos aspectos interdisciplinares. Com a pesquisa foi possível constatar ainda, que há contradições nas falas dos discentes que, apesar de considerar os cursos interdisciplinares e flexíveis, a maioria não consegue perceber a interação entre conteúdos e entre disciplinas e nem participar de outras atividades além das disciplinas obrigatórias | en_US |
dc.language.iso | en_US | en_US |
dc.subject | Bacharelado Interdisciplinar | en_US |
dc.subject | Reestruturação acadêmico-curricular | en_US |
dc.subject | UFERSA | en_US |
dc.subject | REUNI | en_US |
dc.subject | Educação Superior | en_US |
dc.title | Bacharelados interdisciplinares na UFERSA: uma análise sobre as repercussões na reestruturação acadêmico-curricular | en_US |
dc.type | Thesis | en_US |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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BACHARELADOS INTERDISCIPLINARES NA UFERSA UMA ANÁLISE SOBRE AS REPERCUSSÕES NA REESTRUTURAÇÃO ACADÊMICO-CURRICULAR.pdf | Dissertação de Mestrado | 1,99 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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