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dc.contributor.authorOliveira, Joicy Emanuelly de Morais
dc.date.accessioned2024-07-08T14:07:14Z
dc.date.available2024-07-08T14:07:14Z
dc.date.issued2023-11-23
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Joicy Emanuelly de Morais. Entre o Campo e a Literatura: Trajetórias para a Formação de Leitores. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, 2023en_US
dc.identifier.urihttps://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/994
dc.description.abstractO trabalho que aqui se apresenta é uma pesquisa de cunho qualitativo que visa compreender sobre o que dificulta o desenvolvimento do gosto pela leitura em crianças do campo. Tem como objetivo verificar os obstáculos enfrentados por alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental que estudam numa escola inserida na zona rural de Governador Dix-Sept Rosado/RN, frente à formação leitora mediante as falas de docentes que lecionam no local. Dessa maneira, os docentes foram sujeitos dessa pesquisa. O questionário foi instrumento de coleta de dados utilizado para construir informações cruciais acerca do processo de formação leitora dos alunos. A análise dos achados respaldou-se em autores que discutem o objeto investigado, como: Amboni (2013), Baptista (2014), Candido (1995), Colomer (2007), Fernandes (2012), Freire (1996), Rodrigues (2010), Rodrigues (2001), Santos (2014), Viero; Medeiros (2018) e outros. Nesse sentido, tais obstaulos que são enfrentados pelos docentes da Zona Rural, são pela falta de incentivo referente ao prazer em ler livros de forma livre, falta de políticas publicas necessárias à formação leitora, outros impactos também incluem a falta de manuseio dos livros pelas crianças, fazendo com que a leitura seja realizada de forma amarrada e limitada. As reflexões encerraram na clareza de que o contato com a literatura na escola é de suma importancia para o desenvolvimento das aptidões cognitivas, e que de toda forma, a literatura está presente em todo lugar vivido, e a inserção social do sujeito na sociedade se dá como cada um enxerga a literatura. Dessa maneira, ler é um direito que independe do espaço aonde se vive e a educação de pessoas inseridas no campo ainda carece de investimentos no tocante à formação leitora, portanto, há muito o que se fazer, pois, existe um mundo na zona rural que também quer ser lido.en_US
dc.language.isootheren_US
dc.subjectLiteraturaen_US
dc.subjectEducação no campoen_US
dc.subjectFormação de leitoresen_US
dc.titleEntre o Campo e a Literatura: Trajetórias para a Formação de Leitoresen_US
dc.typeThesisen_US


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  • Pedagogia
    Trabalhos Acadêmicos da Graduação em Pedagogia

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