dc.description.abstract | O trabalho que aqui se apresenta é uma pesquisa de cunho qualitativo que visa
compreender sobre o que dificulta o desenvolvimento do gosto pela leitura em
crianças do campo. Tem como objetivo verificar os obstáculos enfrentados por
alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental que estudam numa escola inserida
na zona rural de Governador Dix-Sept Rosado/RN, frente à formação leitora
mediante as falas de docentes que lecionam no local. Dessa maneira, os docentes
foram sujeitos dessa pesquisa. O questionário foi instrumento de coleta de dados
utilizado para construir informações cruciais acerca do processo de formação leitora
dos alunos. A análise dos achados respaldou-se em autores que discutem o objeto
investigado, como: Amboni (2013), Baptista (2014), Candido (1995), Colomer (2007),
Fernandes (2012), Freire (1996), Rodrigues (2010), Rodrigues (2001), Santos
(2014), Viero; Medeiros (2018) e outros. Nesse sentido, tais obstaulos que são
enfrentados pelos docentes da Zona Rural, são pela falta de incentivo referente ao
prazer em ler livros de forma livre, falta de políticas publicas necessárias à formação
leitora, outros impactos também incluem a falta de manuseio dos livros pelas
crianças, fazendo com que a leitura seja realizada de forma amarrada e limitada. As
reflexões encerraram na clareza de que o contato com a literatura na escola é de
suma importancia para o desenvolvimento das aptidões cognitivas, e que de toda
forma, a literatura está presente em todo lugar vivido, e a inserção social do sujeito
na sociedade se dá como cada um enxerga a literatura. Dessa maneira, ler é um
direito que independe do espaço aonde se vive e a educação de pessoas inseridas
no campo ainda carece de investimentos no tocante à formação leitora, portanto, há
muito o que se fazer, pois, existe um mundo na zona rural que também quer ser lido. | en_US |