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dc.contributor.authorMaia, Eridan Rodrigues
dc.date.accessioned2023-08-08T15:20:24Z
dc.date.available2023-08-08T15:20:24Z
dc.date.issued2019-08-30
dc.identifier.urihttps://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/94
dc.description.abstractA presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte POSEDUC/UERN, na linha de pesquisa Políticas e Gestão da Educação. O trabalho problematiza a formação de gestores escolares e destaca o método Circuito de Gestão do Instituto Unibanco, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC), e suas recontextualizações diante do contexto da gestão por resultados na perspectiva das políticas gerencialistas de ranqueamento traduzidos pelas competências e habilidades das avaliações em larga escala. Investiga como o método de formação Circuito de Gestão que vem sendo recontextualizado pelos gestores das escolas estaduais de ensino médio regular, no período 2016 a 2018, e as suas relações com a globalização política, econômica e cultural iniciadas através das reformas da educação na década de 1990, no século XX. Utiliza o Ciclo de Políticas proposto por Stephen Ball e colaboradores (BALL et al., 1992), por Bowe, Ball e Bowe (1992) e Ball e Mainardes (2007) como método de para interpretar a recontextualização política do método pela atuação dos gestores. Faz uso dos estudos de Lopes e Macedo (2011) na construção dos sentidos e na recontextualização de discursos e textos e de projetos curriculares híbridos. É uma pesquisa do tipo qualitativa com recorte na Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE 10), localizada na cidade de Russas-CE, e envolve os seguintes procedimentos: revisão de literatura, análise documental, grupo focal como pesquisa exploratória, entrevistas e questionário. Elege como categorias para análise o gerencialismo, a cultura da performatividade, as parcerias público-privadas e o accountability na reconversão do trabalho do gestor escolar, buscando compreender o processo de recontextualização através da ação dos gestores no contexto da prática. Uma primeira aproximação com o objeto de estudo apontou que os gestores buscam garantir a qualidade da educação dentro do contexto das formações recebidas, considerando os projetos propostos pela escola, ao mesmo tempo em que procuram cumprir as determinações da Secretaria Estadual de Educação, direcionando as ações da escola para o cumprimento de metas e estratégias como forma de gerenciar os resultados de aprendizagem. Por fim, os resultados da pesquisa apontam que as formações através da parceria público-privada têm repercutido nas ações dos gestores, adquirindo características híbridas no sentido de readequar seu trabalho, levando em conta o ranqueamento dos resultados das avaliações externas propostos pela política em ação, permeados pelo discurso da qualidade na educação e validando a criação de uma cultura performática. Com a naturalização do privado no público, a democratização da educação e da escola retrocedem; há um esvaziamento da participação, da autonomia e da transparência dos sistemas e das políticas de educação. Nesse sentido, a formação do gestor tem perdido espaço para a formação do gerente escolar cada vez mais responsabilizado e autorresponsabilizado pelo desempenho da escola em que atua através dos mecanismos de responsabilização e de controle social.en_US
dc.language.isoen_USen_US
dc.subjectFormação de Gestoresen_US
dc.subjectRecontextualizaçãoen_US
dc.subjectGerencialismoen_US
dc.subjectPerfomatividadeen_US
dc.subjectPolíticasen_US
dc.titleFormação de gestores escolares (CREDE 10/CE): recontextualizações do método circuito de gestão do projeto jovem de futuro (2016-2018)en_US
dc.typeThesisen_US


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