dc.description.abstract | A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Acadêmico do Programa de
Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
POSEDUC/UERN, na linha de pesquisa Políticas e Gestão da Educação. O trabalho
problematiza a formação de gestores escolares e destaca o método Circuito de Gestão do
Instituto Unibanco, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Ceará
(SEDUC), e suas recontextualizações diante do contexto da gestão por resultados na perspectiva
das políticas gerencialistas de ranqueamento traduzidos pelas competências e habilidades das
avaliações em larga escala. Investiga como o método de formação Circuito de Gestão que vem
sendo recontextualizado pelos gestores das escolas estaduais de ensino médio regular, no
período 2016 a 2018, e as suas relações com a globalização política, econômica e cultural
iniciadas através das reformas da educação na década de 1990, no século XX. Utiliza o Ciclo
de Políticas proposto por Stephen Ball e colaboradores (BALL et al., 1992), por Bowe, Ball e
Bowe (1992) e Ball e Mainardes (2007) como método de para interpretar a recontextualização
política do método pela atuação dos gestores. Faz uso dos estudos de Lopes e Macedo (2011)
na construção dos sentidos e na recontextualização de discursos e textos e de projetos
curriculares híbridos. É uma pesquisa do tipo qualitativa com recorte na Coordenadoria
Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE 10), localizada na cidade de Russas-CE,
e envolve os seguintes procedimentos: revisão de literatura, análise documental, grupo focal
como pesquisa exploratória, entrevistas e questionário. Elege como categorias para análise o
gerencialismo, a cultura da performatividade, as parcerias público-privadas e o accountability
na reconversão do trabalho do gestor escolar, buscando compreender o processo de
recontextualização através da ação dos gestores no contexto da prática. Uma primeira
aproximação com o objeto de estudo apontou que os gestores buscam garantir a qualidade da
educação dentro do contexto das formações recebidas, considerando os projetos propostos pela
escola, ao mesmo tempo em que procuram cumprir as determinações da Secretaria Estadual de
Educação, direcionando as ações da escola para o cumprimento de metas e estratégias como
forma de gerenciar os resultados de aprendizagem. Por fim, os resultados da pesquisa apontam
que as formações através da parceria público-privada têm repercutido nas ações dos gestores,
adquirindo características híbridas no sentido de readequar seu trabalho, levando em conta o
ranqueamento dos resultados das avaliações externas propostos pela política em ação,
permeados pelo discurso da qualidade na educação e validando a criação de uma cultura
performática. Com a naturalização do privado no público, a democratização da educação e da
escola retrocedem; há um esvaziamento da participação, da autonomia e da transparência dos
sistemas e das políticas de educação. Nesse sentido, a formação do gestor tem perdido espaço
para a formação do gerente escolar cada vez mais responsabilizado e autorresponsabilizado pelo
desempenho da escola em que atua através dos mecanismos de responsabilização e de controle
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