dc.description.abstract | No decorrer dos últimos 10 anos, as tecnologias se entrelaçam cada vez mais dentro
das instituições de ensino, fomentando no âmbito educacional, melhorias nas metodologias
convencionais que, muitas vezes, não consolidam o conhecimento dos alunos e com isto não
atraem nem motivam os estudantes na atualidade, pelo fato dos mesmos encontrarem
tecnologia onde quer que estejam, contundo, em muitas das escolas não. No que se refere a
pessoas com necessidades intelectuais, trata-se de um problema ainda mais crítico, pois,
muitas das instituições de ensino não provêm de um ferramental tecnológico adequado para
atender estas pessoas, que, devido aos déficits encontrados sofrem por não conseguirem um
aprendizado diferenciado, visto que, o ensino para esse tipo de necessidade especial faz-se
diferente da abordagem comum dos demais alunos. Neste trabalho é descrita a metodologia
utilizada no desenvolvimento e investigação realizada do impacto do uso de um jogo
educativo desenvolvido para prover suporte no ensino da matemática elementar para pessoas
com necessidades intelectuais. Portanto, este trabalho tem como objetivo principal prover uma
nova estratégia de ensino para professores no ensino da matemática elementar voltados para
alunos com deficiência intelectual, utilizando um jogo educativo e em consequência
demonstrar os resultados e discussões da investigação realizada. Em suma, de acordo com os
resultados obtidos, pessoas que utilizaram a ferramenta lúdica de ensino e aprendizado
obtiveram melhores resultados em comparativo com outras pessoas que utilizaram a
metodologia convencional. | en_US |