dc.description.abstract | A admiração sobre a história de vida de uma professora do ensino superior proveniente da zona
rural suscitou questionamentos sobre a permanência nos estudos, em meio a adversidades, de
estudantes de origem popular. Tais questionamentos sistematizaram-se num problema de
pesquisa que encaminhou na busca da compreensão dos elementos individuais e coletivos que
permearam a trajetória da Professora e de sua família e que colaboraram para a construção da
resiliência e superação (ou não) de limitações relativas ao acesso e permanência na escola. Para
o alcance desse objetivo, buscamos identificar limitações e entender aspectos coletivos
presentes nesta trajetória, bem como, desenvolver reflexões teóricas sobre a temática. Para
tanto, realizamos um estudo de natureza qualitativa de caráter dialógico e dialético pautado na
compreensão de possíveis aproximações entre ideias de Paulo Freire sobre diálogo,
problematização e transformação da realidade e contribuições da (auto) biografia,
especialmente fundamentadas nos estudos de Dominicé, Passegi, Souza, Josso, Nóvoa e Finger
que discutem a (auto) formação que se desenvolve por meio das reflexões sobre as histórias de
vida, dando especial atenção aos estudos sobre a contribuição da resiliência (CYRULNIK) para
a formação humana. Utilizamo-nos da metodologia da problematização da realidade baseada
nas ideias de Freire, dinâmica de reflexão que fundamentou os estudos de Angotti, Delizoicov
e Pernambuco sobre a produção de conhecimentos. Ainda, enquanto dispositivo de pesquisa,
recorremos ao que intitulamos, inspiradas em Freire, de Círculos de cultura, momentos de
diálogo e reflexão nos quais a história de vida da Professora constituiu-se no ‘fio condutor’ que
possibilitou a emersão de memórias coletivas sobre situações e desafios comuns relativos à
necessária resiliência para a permanência de filhos da classe trabalhadora nos estudos. Portanto,
os estudos e as reflexões aqui desenvolvidos apontam a resiliência como um construto coletivo
que possibilita a permanência na adversidade. Caminhando por esta compreensão, a construção
da resiliência na educação está intimamente conectada ao diálogo, por meio do qual é possível
transformar realidades. | en_US |