dc.description.abstract | A pesquisa aqui apresentada tem o objetivo de compreender como experiências da educação
popular contribuem para a constituição do Projeto Político-Pedagógico da escola do/no campo.
O lócus e contexto do estudo são as ações do Projeto Zumbi de Desenvolvimento das
Aprendizagens, movimento de educação popular realizado na Comunidade de Cacimba Funda
– Aracati – Ceará, Brasil, na interface com a construção coletiva do Projeto Político
Pedagógico-PPP da escola da comunidade. A pesquisa, de caráter qualitativo, está
fundamentada, portanto, na perspectiva teórica e metodológica da problematização da realidade
em Paulo Freire que propõe o estudo da realidade – ER, a organização do conhecimento – OC
e aplicação do conhecimento – AC. (ANGOTTI; DELIZOICOV; PERNAMBUCO, 2002)
como possibilidade de construir conhecimentos. A principal referência é (FREIRE, 2016a e
2016b); comtempla ainda estudos de (HOSTINA NASCIMENTO, 2011); (LIMA, 2004) e
outros. Nessa perspectiva, do estudo da realidade, o dispositivo problematizador da pesquisa
foi o Círculo de Cultura na comunidade citada. Localiza as unidades temáticas a serem
problematizadas e analisadas as quais estão dispostas em duas unidades temáticas gerais:
Construção coletiva do Projeto Político-Pedagógico da escola do/no campo: fragilidades,
potencialidades e possibilidade; A Educação popular na/para/com uma escola rural: o Projeto
Zumbi de Desenvolvimento das Aprendizagens. E duas unidades específicas: Trabalho
pedagógico coletivo e O lugar da escola. Assim, ao buscar compreender o problema da
pesquisa, questionou-se: Como experiências da educação popular contribuem para a
constituição do Projeto Político-Pedagógico da escola do/no campo? Conclui-se que as
experiências de educação popular implantam um novo jeito de fazer educação, e nesse
processo de inovação, dialoga com a Comunidade na (re) construção de uma proposta viva que
atenda às demandas pedagógicas locais. No conjunto de ações pensadas na perspectiva de uma
educação libertadora, os problemas pedagógicos deixam de ser entendidos como problemas
individuais e são compreendidos como problemas institucionais. Assim, o político e o pedagógico se
fazem presentes e são tecidos pelo diálogo como norteador da ação-reflexão-ação. O trabalho
coletivo é o ponto forte do fazer pedagógico. Nas reflexões sobre a prática coletiva da
construção do PPP a partir do viés da educação popular do programa citado, constatou-se que
na construção/e ou reconstrução de uma proposta pedagógica se faz necessário conhecer o
local onde as ações acontecem, dialogar com a comunidade, se aproximar dessa realidade e
estabelecer uma ligação entre o escrito e o vivido. Nesse sentido, as ações da educação popular
do Programa Zumbi contribuíram para a construção do PPP da escola pesquisada, pois, nas suas
bases epistemológicas, carregam conceitos como diálogo, amorosidade, conscientização, o que
requer conhecer a realidade local e, a partir dela, refletir sobre o compromisso que toda escola
deve ter de formar, mais que cidadãos, formar seres humanos. | en_US |