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dc.contributor.authorSilva, Francisca Erenice Barbosa da
dc.date.accessioned2023-07-26T19:47:12Z
dc.date.available2023-07-26T19:47:12Z
dc.date.issued2018
dc.identifier.citationSILVA, Francisca Erenice Barbosa da; DRª. HOSTINA MARIA FERREIRA DO NASCIMENTO. A Construção Coletiva do Projeto Político-Pedagógico: contribuições da educação popular à constituição da escola do/no campo. 2018 . 105 p.. Mossoró - RN; 2018.en_US
dc.identifier.urihttps://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/87
dc.description.abstractA pesquisa aqui apresentada tem o objetivo de compreender como experiências da educação popular contribuem para a constituição do Projeto Político-Pedagógico da escola do/no campo. O lócus e contexto do estudo são as ações do Projeto Zumbi de Desenvolvimento das Aprendizagens, movimento de educação popular realizado na Comunidade de Cacimba Funda – Aracati – Ceará, Brasil, na interface com a construção coletiva do Projeto Político Pedagógico-PPP da escola da comunidade. A pesquisa, de caráter qualitativo, está fundamentada, portanto, na perspectiva teórica e metodológica da problematização da realidade em Paulo Freire que propõe o estudo da realidade – ER, a organização do conhecimento – OC e aplicação do conhecimento – AC. (ANGOTTI; DELIZOICOV; PERNAMBUCO, 2002) como possibilidade de construir conhecimentos. A principal referência é (FREIRE, 2016a e 2016b); comtempla ainda estudos de (HOSTINA NASCIMENTO, 2011); (LIMA, 2004) e outros. Nessa perspectiva, do estudo da realidade, o dispositivo problematizador da pesquisa foi o Círculo de Cultura na comunidade citada. Localiza as unidades temáticas a serem problematizadas e analisadas as quais estão dispostas em duas unidades temáticas gerais: Construção coletiva do Projeto Político-Pedagógico da escola do/no campo: fragilidades, potencialidades e possibilidade; A Educação popular na/para/com uma escola rural: o Projeto Zumbi de Desenvolvimento das Aprendizagens. E duas unidades específicas: Trabalho pedagógico coletivo e O lugar da escola. Assim, ao buscar compreender o problema da pesquisa, questionou-se: Como experiências da educação popular contribuem para a constituição do Projeto Político-Pedagógico da escola do/no campo? Conclui-se que as experiências de educação popular implantam um novo jeito de fazer educação, e nesse processo de inovação, dialoga com a Comunidade na (re) construção de uma proposta viva que atenda às demandas pedagógicas locais. No conjunto de ações pensadas na perspectiva de uma educação libertadora, os problemas pedagógicos deixam de ser entendidos como problemas individuais e são compreendidos como problemas institucionais. Assim, o político e o pedagógico se fazem presentes e são tecidos pelo diálogo como norteador da ação-reflexão-ação. O trabalho coletivo é o ponto forte do fazer pedagógico. Nas reflexões sobre a prática coletiva da construção do PPP a partir do viés da educação popular do programa citado, constatou-se que na construção/e ou reconstrução de uma proposta pedagógica se faz necessário conhecer o local onde as ações acontecem, dialogar com a comunidade, se aproximar dessa realidade e estabelecer uma ligação entre o escrito e o vivido. Nesse sentido, as ações da educação popular do Programa Zumbi contribuíram para a construção do PPP da escola pesquisada, pois, nas suas bases epistemológicas, carregam conceitos como diálogo, amorosidade, conscientização, o que requer conhecer a realidade local e, a partir dela, refletir sobre o compromisso que toda escola deve ter de formar, mais que cidadãos, formar seres humanos.en_US
dc.language.isoen_USen_US
dc.subjectEducação Popularen_US
dc.subjectProjeto político-pedagógicoen_US
dc.subjectProjeto Zumbi - Desenvolvimento de aprendizagensen_US
dc.subjectEscola no campoen_US
dc.titleA construção coletiva do Projeto Político-Pedagógico: contribuições da educação popular à constituição da escola do/no campoen_US
dc.typeThesisen_US


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