dc.description.abstract | RESUMO
Em um cenário de pandemia, de distanciamento social e de educação nos moldes
do ensino remoto emergencial, esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre os
desafios e contribuições que a prática da docência remota tem apresentado à
formação dos alunos estagiários do curso de Letras Português (Campus Central) da
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, durante o semestre de 2020.1.
Para tanto, foram coletadas, por meio de 22 questionários, respostas que versavam
sobre experiências com o ensino remoto, dadas por graduandos do 6º e 7º períodos
do curso, que realizaram seu estágio na Educação Básica. Por meio de uma
abordagem qualitativa, interpretou-se o corpus desta pesquisa à luz de estudos
sobre formação inicial docente, estágio supervisionado obrigatório e sobre educação
remota. Este estudo está fundamentado nas considerações de Pimenta e Lima
(2005/2006; 2011), Tardif (2007), García (1999), Carmo e Franco (2019), Alves
(2020), Rodrigues (2020), Souza e Ferreira (2020), dentre outros autores. As
análises e reflexões feitas acerca da experiência formativa do estágio evidenciam a
necessidade de uma maior atenção para o planejamento das aulas, para o domínio
das tecnologias usadas em ambientes virtuais de aprendizagem e para a constante
reflexão sobre a própria prática, tão necessária ao trabalho do professor. Contudo,
as interpretações apontam para resultados positivos na formação inicial dos
professores estagiários e, apesar das dificuldades enfrentadas no processo de
adaptação a uma nova realidade de ensino, a experiência possibilitou a construção
de novos e importantes saberes docentes que resultaram em contribuições
significativas para uma formação inicial dos professores estagiários. | en_US |