Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMedeiros, Eduardo Reinaldo de
dc.date.accessioned2024-03-05T12:13:25Z
dc.date.available2024-03-05T12:13:25Z
dc.date.issued2021-06-15
dc.identifier.citationMEDEIROS, Eduardo Reinaldo de. Estágio supervisionado na docência: desafios e contribuições do ensino remoto de Língua Portuguesa para a formação inicial - Mossoró-RN. 65 f. Monografia (Graduação em Letras Habilitação em Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, 2021en_US
dc.identifier.urihttps://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/440
dc.description.abstractRESUMO Em um cenário de pandemia, de distanciamento social e de educação nos moldes do ensino remoto emergencial, esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre os desafios e contribuições que a prática da docência remota tem apresentado à formação dos alunos estagiários do curso de Letras Português (Campus Central) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, durante o semestre de 2020.1. Para tanto, foram coletadas, por meio de 22 questionários, respostas que versavam sobre experiências com o ensino remoto, dadas por graduandos do 6º e 7º períodos do curso, que realizaram seu estágio na Educação Básica. Por meio de uma abordagem qualitativa, interpretou-se o corpus desta pesquisa à luz de estudos sobre formação inicial docente, estágio supervisionado obrigatório e sobre educação remota. Este estudo está fundamentado nas considerações de Pimenta e Lima (2005/2006; 2011), Tardif (2007), García (1999), Carmo e Franco (2019), Alves (2020), Rodrigues (2020), Souza e Ferreira (2020), dentre outros autores. As análises e reflexões feitas acerca da experiência formativa do estágio evidenciam a necessidade de uma maior atenção para o planejamento das aulas, para o domínio das tecnologias usadas em ambientes virtuais de aprendizagem e para a constante reflexão sobre a própria prática, tão necessária ao trabalho do professor. Contudo, as interpretações apontam para resultados positivos na formação inicial dos professores estagiários e, apesar das dificuldades enfrentadas no processo de adaptação a uma nova realidade de ensino, a experiência possibilitou a construção de novos e importantes saberes docentes que resultaram em contribuições significativas para uma formação inicial dos professores estagiários.en_US
dc.language.isootheren_US
dc.subjectEstágio supervisionadoen_US
dc.subjectEnsino remotoen_US
dc.subjectFormação docenteen_US
dc.titleEstágio supervisionado na docência: desafios e contribuições do ensino remoto de Língua Portuguesa para a formação inicialen_US
dc.typeThesisen_US


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Letras - Língua Portuguesa
    Trabalhos Acadêmicos da Graduação em Letras (Habilitação em Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas)

Mostrar registro simples