dc.description.abstract | O presente trabalho tem por objetivo principal investigar como os processos
referenciais anafóricos contribuem na veiculação da ironia em postagens da página
Haddad Debochado no Twitter. Na busca por contemplar, analiticamente, postagens
da internet como gêneros discursivos emergentes do meio digital e atender aos
objetivos propostos nesse estudo, amparamo-nos nos pressupostos da Linguística
Textual, sobretudo no que concerne à proposta de referenciação. A fim de refletir
sobre a questão de pesquisa, foram selecionadas 20 postagens entre os meses de
setembro e outubro de 2020 e março de 2021, disponíveis na página Haddad
Debochado no Twitter, cujo endereço eletrônico é
https://twitter.com/HaddadDebochado. Dessas, 09 foram escolhidas para ilustrar o
corpus da análise e evidenciar o fenômeno da referenciação por meio das anáforas.
Para tanto, os procedimentos metodológicos adotados se enquadram nos estudos
da pesquisa qualitativa e descritiva. Em relação à classificação quanto aos
procedimentos técnicos utilizados, esse estudo se insere nas linhas das pesquisas
bibliográficas e documentais. Para enriquecer as discussões das temáticas
abordadas nesse trabalho, utilizamos como arcabouço teórico os estudos de
Marcuschi (2012) e Koch (2020) acerca da Linguística Textual e da noção de texto;
Oliveira (2011), Cavalcante (2011, 2014) e Pauliukonis e Cavalcante (2018) na
discussão acerca dos estudos sobre a referenciação e sobre os processos
anafóricos discutidos na análise desse trabalho. Já o que recomenda os PCN, a
BNCC e Antunes (2003), usamos para argumentar sobre a importância da
Linguística Textual para o ensino da Língua Portuguesa; Bakthin (2016) e Marcuschi
(2010) para elucidar sobre os gêneros discursivos; Mendes (2011) e Lé (2010) para
caracterizar a rede social Twitter; e Thorpe (2018) e Lacerda e Raimo (2019) na
conceituação de ironia. No processo de análise do corpus da pesquisa, foi possível
constatar que o processo referencial anafórico constitui uma poderosa ferramenta
linguística na construção dos sentidos do texto e na veiculação da ironia. Além
disso, esse estudo evidencia como textos do universo da internet e das redes
sociais, utilizados pelos alunos no dia a dia, podem ser usados como estratégia de
inserção de gêneros midiáticos em salas de aula de Língua Portuguesa, para o
estudo da referenciação | en_US |