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dc.contributor.authorFernandes, Mateus Bezerra
dc.date.accessioned2024-03-04T15:20:50Z
dc.date.available2024-03-04T15:20:50Z
dc.date.issued2021-05-15
dc.identifier.citationFERNANDES, Mateus Bezerra. Entre linguística e psicanálise: a metáfora do medo em memes sobre o novo coronavírus no Brasil - Mossoró-RN. 86 f. Monografia (Graduação em Letras Habilitação em Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, 2021en_US
dc.identifier.urihttps://repositorio.apps.uern.br/xmlui/handle/123456789/437
dc.description.abstractOs estudos sobre a Linguagem possibilitam um campo profícuo de interlocuções, pois investigam como o sujeito é capaz de utilizar a língua para diversos fins, desde a simples troca de informações à representação simbólica do ser. As análises empreendidas por Ferdinand de Saussure (2012), compiladas no Curso de Linguística Geral, subsidiaram inúmeros estudos posteriores a essa obra de referência, principalmente no que diz respeito ao signo linguístico. Entre a fortuna crítica que se apropriou do signo postulado pelo mestre genebrino está a Psicanálise, mais especificamente os posicionamentos delineados por Jacques Lacan (1998, 2005, 2008), este, por sua vez, pautando-se na reorientação das ideias de outro mestre, Sigmund Freud (2010, 2011a, 2011b, 2014, 2019). Partindo da dicotomia saussureana (significado e significante), Lacan tece análises que modificam a visão tanto da prática psicanalítica iniciada por Freud, quanto do signo estudado por Saussure, ressaltando o significante como principal mote para o entendimento da linguagem simbólica. Essa supremacia do significante, como bem afirma o psicanalista francês, é o que permite compreender os motivos do inconsciente estruturado como uma linguagem. Essa estrutura tem como principal alicerce as figuras do discurso, a exemplo da metáfora, que constantemente enunciamos em nosso dia a dia sem ao menos nos darmos conta dessa utilização. Os estudos realizados por George Lakoff e Mark Johnson (2002) envolvendo as Metáforas da vida cotidiana permitem elucidar como o recurso metafórico é capaz de orientar nossas concepções comuns, e, por meio delas, estruturar os significados que atribuímos a diversas ações rotineiras. Ações essas que, em tempos de pandemia, são bastante intensificadas, principalmente no estímulo à proteção contra o Coronavírus. Ao mesmo tempo em que esse instinto protetivo orienta o uso das metáforas cotidianas, realçam (ou desnudam) o sentimento de medo embutido em cada metáfora, haja vista caracterizar a reação a determinado perigo externo (FREUD, 2014). Como maneira de identificar como se processa o sentimento de medo da COVID-19, encontramos no gênero meme a ferramenta imprescindível de disseminação de sentimentos sobre a pandemia. Recorremos, substancialmente, aos pontos de vista organizados por Viktor Chagas (2020) com intuito de respaldar os estudos sobre esse ascendente gênero. Ora incitando a proteção, ora as consequências que a infecção pelo vírus pode acarretar, o meme representa toda uma comunidade discursiva que mobiliza a linguagem, em seus aspectos verbais e não verbais, com o intuito de agregar opiniões comuns a respeito de determinada temática, no caso, a pandemia do Coronavírus. Tendo isso em vista, este trabalho monográfico investiga a metáfora do medo presente em memes sobre a pandemia do novo Coronavírus no Brasil, considerando os pressupostos teóricos da Linguística e da Psicanálise, partindo da problemática de como se dá a construção dessa figura para a constituição do sentimento de medo presente nos memes sobre a pandemia da COVID-19 em âmbito nacional. Como resultado, observamos que o medo nos memes é motivado pelo significante que simboliza o momento mais alarmante em cada período da pandemia, seja no recorde do número de infectados, seja no número de mortosen_US
dc.language.isootheren_US
dc.subjectLinguística - Psicanáliseen_US
dc.subjectMetáfora – Medoen_US
dc.subjectMemeen_US
dc.titleEntre linguística e psicanálise: a metáfora do medo em memes sobre o novo coronavírus no Brasilen_US
dc.typeThesisen_US


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  • Letras - Língua Portuguesa
    Trabalhos Acadêmicos da Graduação em Letras (Habilitação em Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas)

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